Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CONSTELAÇÕES ONLINE

CONSTELAÇÕES ONLINE
Sandra Regina Dias Amorim
fev. 3 - 3 min de leitura
010

As constelações online oferecidas pela Escola Real foram de suma importância para o meu aprendizado. Tudo o que fomos vendo na plataforma do curso, se tornava real nas constelações online.

Poderia citar várias delas que me chamaram atenção, ou até mesmo nas quais eu senti que constelava junto. Foram várias, confesso que essas constelações além de me fazerem aprender a constelar, mudaram a minha vida e atingiram meu esposo, que sempre assistia comigo. Gratidão, muita gratidão!

De modo especial eu gostaria de mencionar uma constelação maravilhosa, a do garotinho autista. Sua mãe estava muito apavorada com a situação que ele trazia em si. Até então eu não sabia da dinâmica sistêmica do autismo. Na constelação, Olinda disse que é uma memória transgeracional de orfandade da pátria, ou de separação do seu povo.

No caso dele, sua bisavó era indígena e foi capturada e teve que viver longe do seu povo. Ele estava identificado na dor da sua bisa e por isso trazia em si as características do autismo: não comunicação, isolamento, vontade de gritar, ele rodava sem parar, perdido. Esses sintomas presentes na vida dele no agora fazem referência ao sentimentos que sua bisa viveu lá no passado. E ele identificado com ela trouxe essas memórias para que isso pudesse ser olhado e visto.

Então Olinda pediu pro Jair cantar canções indígenas e infantis também, e esse menino sentia-se bem e ouvia com atenção as músicas e até sorria. Foi extremamente lindo. Emocionou a todos. Eu particularmente, não pude deixar de pensar em todos os alunos autistas que já tive e em quanto eles são maravilhosos por trabalharem tanto por seus sistemas.

Em várias outras constelações a Olinda usou uma frase de efeito que gerou mesmo efeito em mim: “Quem fala demais pranteia”. Essa frase fez tanto sentido porque na minha família todas as mulheres falam demais, pranteando, queixando-se, vitimando-se. Eu pude olhar para isso e entender um pouco mais as causas desse pranto. A partir de então pude também deixar de prantear e devolver o pranto àqueles que realmente tiveram uma justa razão para isso.

Sigo mais forte, na certeza de que a vida para nós é bem melhor agora.

Foram tantas vivências maravilhosas nas constelações online e também na masterclass de terças-feiras, as quais mesmo bem firmada em meu relacionamento, tantas fichas caíram, muitas mesmo.

Acredito que tudo o que vivi nos últimos seis meses dentro desse curso mudaram meu jeito de olhar a vida vivida em 47 anos. Eu finalizo esse depoimento com uma frase maravilhosa e sistêmica;

O amor que vê solta. Ele libera os que amam dos limites da obrigatoriedade.

Sempre, de coração agradecido!

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.