Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Módulo 2 - Antes da felicidade, os pais

Módulo 2 - Antes da felicidade, os pais
Rosania Clara de Carvalho
nov. 5 - 2 min de leitura
000

O conhecimento traz luz ao não compreendido. Esta aula trouxe clareza sobre minhas questões e dificuldades: a lealdade inconsciente por amor.

Minha mãe sempre foi uma mulher forte, guerreira. Meu pai foi um homem forte e muito sábio. Criaram uma família de cinco filhos. Meu pai fez a passagem quando eu tinha 15a. Minha mãe está com 87a e desenvolveu demência senil há 7a. Moramos juntas e eu cuido dela. Os desafios  deste contexto me impulsionaram a buscar conhecimento e aprendizagem.

Quando eu tinha 7 anos, minha irmã materna suicidou-se e vi minha mãe sofrer muito. Houve um período de alcoolismo que não sei quanto tempo durou mas eu sofria muito ao ver minha mãe naquele estado de dor. Penso que, mesmo depois de adulta, eu não tenha saído de perto dela para que ela não sofresse. Me lembro também que meu pai sempre me recomendava para cuidar bem da mamãe. Hoje tenho consciência que fiquei neste lugar por lealdade, inconsciente, a esse pedido do meu pai. Sempre busquei uma resposta porque meus relacionamentos afetivos não seguiram para um casamento, e acredito que a resposta está nestes emaranhamentos. Construir uma família poderia me tirar do lugar que me coloquei e eu estaria sendo desleal. Um equívoco na minha interpretação, pois cuidar da minha mãe não implicaria em descuidar de mim. Um sentimento de apaziguamento surge em mim, pois o conhecimento me confere liberdade. Sigo aprendendo, tomando consciência e constelando. O amor que me fez adoecer é o mesmo amor que me traz a cura.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.