Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Módulo 2 - As leis do amor

Módulo 2 - As leis do amor
IVANETE LUZIA BEPLER RODRIGUES
out. 30 - 5 min de leitura
000

Vínculo de amor interrompido  

Muitos insights neste módulo que fala tão lindamente sobre as Leis do Amor, onde aprendi que antes da Felicidade... os Pais. E que esta cura é constante, diferente do que eu imaginava há uns 10 anos atrás e coloquei este tema da adoção em uma constelação  para restaurar este vinculo interrompido. E com o passar dos anos, fui descobrindo que só era a primeira casca da cebola.

O ponto mais alto deste módulo foi me dar conta das minhas emoções, vou lhe dizer porquê. Eu sou esta pessoa que quando ganha flores chora porque ganhou e de quem ganhou, eu choro quando assisto um filme romântico, mesmo que seja filme infantil, eu choro observando pessoas que tiveram atitudes gentis com pessoas mais idosas ou simples, eu choro quando alteram o tom de voz comigo mesmo que seja pra falar de negócios, choro quando ouço músicas que tocam a alma, choro quando canto canções que falam de amor nas cerimônias de casamento, e simmm choro quando percebo a troca de olhares dos noivos assumindo o compromisso diante do altar. Também choro quando me sinto impotente, diante de algumas situações cotidianas e nem assisto mais TV aberta porque não suporto notícias de violência e afins. Enfim, já não sei se choro porque sou emotiva ou romântica demais ou se tem a ver com o vinculo de amor interrompido, ou todos estes motivos juntos. Eu sei e sinto o quanto o Pertencimento impacta nas minhas atitudes, comportamentos e sei o preço que me custou e ainda custa, contudo meu desejo é “soltar” estas emoções, sentimentos que ainda me prendem ao fato primeiro, lá da origem.

Eu quero consentir de coração com o ocorrido, não me conformar, mas consentir para que também meus pais se sintam livres de qualquer dívida em relação a mim, o que foi, foi e foi como foi, nada muda o fato. E como diz no módulo “para pertencer nos privamos inclusive da felicidade” e eu quero ser feliz, não quero ir contra a natureza das coisas, quero ser feliz independente de como cheguei, eu sou uma filha amada de Deus, eu também sou esta centelha divina e pertenço à este mundo.

“Querida mamãe, eu tomo a vida de você, tudo, a totalidade, com tudo o que ela envolve, e pelo preço total que custou à você e que custa a mim. Vou fazer algo dela, para a sua alegria. Que não tenha sido em vão! Eu a mantenho e honro e a transmitirei, se me for permitido, como você fez. Eu tomo você como minha mãe e você pode ter-me como seu(sua), filho(a). Você é a mãe certa para mim e eu o(a) filho(a) certo(a) para você. Você é a grande, eu sou o(a) pequeno(a). Você dá, eu tomo — querida mamãe. E me alegro porque você tomou meu pai. Vocês dois são os certos para mim. Só vocês!  “Querido papai, eu tomo a vida também de você, tudo, a totalidade, com tudo o que ela envolve, e pelo preço total que custou à você e que custa à mim. Vou fazer algo dela, para sua alegria. Que não tenha sido em vão! Eu a mantenho e honro e a transmitirei, se me for permitido, como você fez. Eu tomo você como meu pai, e você pode ter-me como seu(sua) filho(a). Você é o pai certo para mim, E eu sou o(a) filho(a) certo(a) para você. Você é o grande, eu sou o(a) pequeno(a). Você dá, eu tomo —querido papai. Eu me alegro porque você tomou minha mãe. Vocês dois são os certos para mim. Só vocês!” Citação do livro: A CURA, de Bert Hellinger, constelei com este trecho, chorei muito e repeti como oração por alguns dias e ainda a pratico quando sinto necessidade desta conexão com meus pais biológicos.

Outro fato não menos importante é quanto a Ordem, na aula 3 falada importância do lugar certo, a Ordem que libera. Minha madrinha de batismo conta que na época minha mãe biológica tinha mais 4 filhos, mas não tem certeza, então cresci deduzindo ser a quinta, em movimentos de constelação já apareceram 10 sendo um gemelar, o que altera a ordem para sexta na linhagem de irmãos, me posiciono como a sexta filha, e espero estar na Ordem. Por que mencionei? Porque não sentia o empoderamento citado nesta aula, geralmente me sentia inadequada em muitos ambientes. 

Nesta aula foi muito bom dizer “queridos antepassados, agora eu honro vocês eu estou no lugar certo, mas não mais emaranhada, eu sou uma de vocês e o melhor de vocês agora esta em mim por que agora eu tenho consciência e gora eu me liberto de todos estes padrões ”.

E assim eu sigo, constelando e completando a cada módulo, a cada encontro...

Ivanete Rodrigues

Turma I 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.