Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Leis do Amor

Leis do Amor
Marisane dos santos
nov. 13 - 3 min de leitura
000

O módulo 2 me propiciou maior consciência de quem eu realmente sou, me ensinando a encontrar os meus emaranhados, as lealdades por meus pais.

A frase “antes da felicidade vem os pais” explica muitas coisas sobre os nossos emaranhamentos, as nossas lealdades aos nossos pais. Fazemos muitas coisas inconscientemente para pertencer aos nossos.

A lealdade faz com que não percebamos as coisas boas que o mundo nos oferece, afinal sem nos darmos contas fazemos de tudo para renunciar a felicidade em nome do pertencimento.

Pontos importantes: 

  1. Onde não há amor não se demore!;
  2. Pessoa que se sente incrível para o seu pai não se tornará carente;
  3. Pessoa carente é perigosa;
  4. Primeiro a pessoa precisa se curar para depois buscar por um companheiro(a);
  5. Todo sentimento que desproporcional ao contexto é um vínculo interrompido;
  6. O tanto de amor que recebemos do outro é o tanto de amor que nos damos.

Segundo Bert Hellinger, a base do relacionamento do casal é a diferença entre o homem e a mulher. A mulher, para se tornar mulher, precisa de um homem. E o homem, para se tornar homem, precisa de uma mulher. Pois somente tem sentido ser homem quando existe também uma mulher. E somente tem sentido ser mulher quando existe também um homem e quando ambos se completam.

Um homem quer uma mulher, porque para ele como homem lhe falta a mulher. E uma mulher quer um homem, porque para ela como mulher lhe falta o homem. Assim, um bom relacionamento de casal começa com o reconhecimento de que um precisa do outro.

A partir desse reconhecimento um se deixa presentear pelo outro com aquilo que lhe falta. O homem deixa-se presentear pela mulher com aquilo que lhe falta como homem. E a mulher deixa-se presentear pelo homem com aquilo que lhe falta como mulher.

Por isso a consumação do amor dá certo no seu sentido elementar, quando se parte do reconhecimento recíproco da necessidade e da prontidão de presentear ao outro com o que lhe falta e de tomar dele o que falta para si próprio. Essa é a base de todos os relacionamentos de casal.

Em, A fonte não precisa perguntar pelo caminho, página 99 , consta que o amor é algo único que precisa ser vivenciado na prática, uma experiência única que não possui receitas para se seguir, apenas orientações que podem contribuir para a evolução de quem estiver disposto a mudar o rumo de sua própria trajetória.

As percepções de Bert nos apresentam condições essenciais para refletirmos o quanto estamos curados e o quanto precisamos nos curar para nos relacionarmos conjugalmente.

Refletindo noto que precisamos recomeçar nossos relacionamentos em nome de tantos emaranhados pois o amor pode dar certo se duas pessoas estão dispostas a buscar o novo e recomeçar.

Anchieta, 09.11.2020.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.