Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

RELACIONAMENTOS

RELACIONAMENTOS
Claudia Camargo Fernandes
jan. 14 - 2 min de leitura
050

Meus pais vieram do interior de São Paulo logo após se casarem. Então, sempre que possível, íamos visitar nossos parentes, principalmente em nossas férias escolares.

Meu pai, apesar de se distanciar da família vindo para São Paulo, demonstrava muito prazer em se reunir com seus irmãos e meu avô. Minha avó paterna faleceu antes de eu nascer, eu só a conheço por fotos e histórias. Minha mãe também gostava de visitar seus pais e irmãos, e aí começava uma certa desavença entre eles.

Éramos recebidos com muito carinho por ambos os lados das famílias, mas sempre sentíamos um certo desconforto por saber que havia uma divergência entre meus pais. Na verdade, não eram carinhosos um com o outro, e meu relacionamento com meu marido não é diferente. Na família do meu marido, minha sogra ficou viúva aos 40 anos, então não sei como era o relacionamento dos meus sogros.

Só sei que minha sogra é muito autoritária e até hoje quer a atenção constante dos filhos. 

Meu marido e eu sempre moramos próximos dos nossos familiares, no mesmo bairro. Sempre tivemos um contato muito próximo com nossas famílias de origem. Contudo, sempre houve muito ciúme e disputa principalmente após o nascimento dos meus filhos.

Fazíamos nossos natais e reuniões em nossa casa para podermos reunir todos, mas havia um desconforto ao juntar pessoas enciumadas e que competiam as atenções dos netos.

Principalmente minha sogra, desejava ser a mais querida e especial. Minha mãe permanecia no lugar dela, porém o campo informava uma disputa no ar.

Escrevendo esse texto percebi que as pessoas sempre querem ser vistas, queridas e amadas, na verdade serem únicas. Enquanto o casal está em parceria, um com o outro, tudo caminha bem, mas quando entra família, sogra, sogro, cunhada, irmã... aí fica difícil, principalmente se não existe limite. 

Esse mix de relacionamentos, sentimentos e situações acaba interferindo na vida do casal, como percebi com meus pais e também na minha vida e do meu marido. Será que isso é comum na vida dos casais? 

Finalizando, a vida conjugal tem seus desafios e deixamos exemplos para nossos filhos, assim como recebemos exemplos de nossos pais. Estou aqui para tomar consciência e fazer as mudanças necessárias para sermos mais felizes.


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.