Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mudar o mundo depende de você!

Mudar o mundo depende de você!
Simone Belkis
jul. 28 - 3 min de leitura
000

Eu fiquei super feliz porque pude ver o movimento de amigos para ajudar uma ONG aqui da minha cidade, depois de um vendaval que destelhou e derrubou as casinhas dos seus ilustres moradores, mais de mil cães. Eu faço a doação de notas fiscais para eles, então conheço o trabalho da ONG e, como não tinha grana para ajudar no momento, compartilhei o artigo e pedi aos meus amigos que compartilhassem também. Foi emocionante. E algo tão simples, como dar alguns cliques e escrever algumas mensagens e comentários e doar qualquer valor, mesmo mínimo. E observar que muitas outras pessoas que eu não conhecia estavam fazendo o mesmo.

Pois, tudo em nossa vida pode ser simples assim. Dividindo as tarefas, cada um dando o que puder, compartilhando, cutucando, doando, fazendo qualquer movimento, mas fazendo.

Em artigos anteriores, eu falava justamente da pouca boa vontade das pessoas em assumir a responsabilidade pelo estado em que o país se encontra, pessoas apenas tecendo críticas, reclamando, apontando o dedo, muitas vezes, apenas por acreditar que não pode fazer nada. Apenas assistir a decadência de sua própria história.

Mas, atos simples como esse, facilitado enormemente pelas tecnologias e redes sociais, têm feito maravilhas. E deixado a gente feliz, mesmo com um pouquinho. Porque se cada um fizer um pouco, der um pequeno passo na direção daquilo que lhe cabe, o mundo irá mudar, e isso está em nossas mãos.

Naturalmente, nem tudo estará ao nosso alcance e muitos setores da vida estarão nas mãos de pessoas "menos conscientes", e claro, sendo assim, teremos que lutar mais, fazer mais, ter mais responsabilidade. Acho que é por isso que se diz que com Deus, o pouco é muito, porque não é preciso que a centelha divina que está em nós, em cada um de nós, faça mais do que lhe cabe.

É verdade que somos falhos, deixamos para amanhã ou para os outros responsabilidades que são só nossas. Mas, também pagaremos o nosso preço por isso, ao final. E está tudo certo. Ninguém sai dessa vida devendo algo, de verdade.

Eu acredito que podemos sim mudar o mundo, não com grandes feitos ou imensos sacrifícios, como os poucos que lutam de verdade têm tido que fazer, mas cada um dentro do seu espaço, cumprindo com seus deveres cidadãos, educando bem seus filhos, dedicando-se ao seu trabalho, respeitando seu próximo, cumprindo com seus deveres cívicos. Isso pode até parecer demais para algumas pessoas, mas na verdade isso é apenas o dever básico de cada um de nós. Que se fosse cumprido, não tomaria mais que alguns momentos do nosso cotidiano e fariam um mundo muito diferente e melhor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.