O livro "O que traz quem levamos para a escola?" fala de amor na escola, do amor que proporciona a aprendizagem, do amor que respeita os alunos, suas famílias, os professores, o diretor e funcionários da escola.
Todos os professores deveriam ler esse livro inspirador, profundo, porém suave, simples.
São tantos os desafios que se apresentam para a escola e que refletem no trabalho do professor que nos fazem refletir sobretudo na relação escola/família. E uma questão vem à tona:
O que cabe ao professor/escola e o que cabe à família?
Percebo que há uma distorção de papéis entre os que educam e os que ensinam, o que gera confusão e induz a erros. Muitos dos conflitos que vemos na escola hoje, advém da sobreposição entre o papel dos pais e o papel dos professores no processo de aprendizagem, como se houvesse uma invasão de espaços, de limites, que enfraquece o agir das partes.
A Pedagogia Sistêmica pode auxiliar na medida que nos faz refletir acerca do lugar que cada uma das partes ocupa dentro do sistema e que se todos estiverem em seus lugares de força o objetivo principal da escola será mais facilmente atingido, ou seja, a aprendizagem dos alunos acontecerá de maneira leve, fluida e feliz.
A Ordem, uma das três Leis Sistêmicas que regem as relações humanas e, consequentemente, as relações entre os elementos de um sistema como a escola, nos mostra que os pais têm precedência, ou seja, tem o primeiro lugar na escola.