[ editar artigo]

NÃO é normal sentir dor durante o tratamento oncológico?

NÃO é normal sentir dor durante o tratamento oncológico?


Tenho escutado diariamente pacientes oncológicos. Os relatos são sempre parecidos. Eles dizem: sinto muita dor. Chega ser insuportável! Passo a madrugada gritando de dor. Nada faz a dor passar.

Pergunto se o oncologista receitou alguma coisa para controlar a dor.
Resposta: Não, o médico disse que é normal sentir dor!

Outros dizem, receitou dipirona, paracetamol, mas não resolve nada!
Eu confesso que fico desanimada quando penso na medicina tradicional que ainda enxerga uma pessoa com câncer sendo um câncer e não uma pessoa.

A pessoa que carrega um câncer é uma pessoa inteira. 

Se o câncer é na mama e a pessoa sente dor nas pernas, só se olha se o câncer aumentou ou não. Não se olha para as dores causadas pelo tratamento.

E as dores doutor? Minhas dores da perna, do pescoço, do braço, que me impedem de caminhar, de tomar banho em pé.
Dr: Ah, Isso é normal!

O que é normal??

O tratamento oncológico já é duro de mais para sofrer com outras coisas.

Saiba!! NÃO é Normal sentir Dor! 

A dor pode ser controlada através de medicamentos específicos. O paciente não precisa sentir dor durante o tratamento oncológico. E o mais triste é que muitos pacientes se conformam com a posição do médico/Deus. Vai para casa com dor, por que se o médico disse que é assim, quem sou eu para discordar?

É quase um dogma que  precisamos quebrar para explicar para o paciente que sofre de dores, que ele não precisa passar por isso!

Então pergunto: conhece os cuidados Paliativos?
Resposta: não! 

Sempre que possível explico do que se trata e busco ajudar da melhor forma.

Infelizmente eu não sou médica, e não posso ir além da minha alçada. Oriento e encaminho do jeito que é possível, mas algumas pessoas acabam morrendo nesse processo de dor!

Por falta de conhecimento, de vontade de alguns profissionais, de atualização. Todo paciente com câncer tem direito de acesso aos cuidados paliativos.

É um descaso o projeto de lei das pessoas com câncer que coloca nas disposições finais os Cuidados Paliativos. Não estamos falando sobre preservação e prolongamento da vida dos pacientes? 

A qualidade de vida é outra com os Cuidados Paliativos.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
MILENA PATRICIA DA SILVA
MILENA PATRICIA DA SILVA Seguir

Sou mãe do Henrique, escritora, professora de Direito Sistêmico, Advogada Sistêmica, pesquisadora, terapeuta, master treiner e coach em PNL, doula, paciente oncológica, apaixonada pela vida, pelo conhecimento, pelos livros e por chá de manjericão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você