Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Não tire conclusões

Não tire conclusões
Rodrigo Oliveira
set. 17 - 2 min de leitura
020

No texto anterior falei de um dos compromissos citados no livro Os Quatro compromissos, de Dom Miguel Ruiz. Vimos que os Toltecas nos dão algumas dicas para termos uma vida mais equilibrada e feliz. Esse povo entendeu os funcionamentos da nossa mente e como dominá-la para poder ser. O compromisso de hoje é:

Não tire conclusões.

 

Se você observou todas as imagens acima, viu que cada uma delas pode ser vista de um ponto de vista diferente. Por mais que uma visão seja verdadeira, não anula a segunda interpretação. Ou seja, cada pessoa vê a realidade de uma forma e todas essas visões fazem sentido para a pessoa que está enxergando o mundo desse jeito. E o que isso tem a ver com tirar conclusões?

Segundo os Toltecas, nós não vemos a realidade nua e crua, enxergamos apenas alguns fragmentos do que realmente é real. Quando alguém faz alguma coisa, essa pessoa age de acordo com a realidade que ela vê que, por sinal, pode ser bem diferente da minha. Por isso, ao pressupor algo, não estou vendo o que a outra pessoa realmente quis fazer, pois não sei quais são os motivos que movem essa pessoa.

Por exemplo: Imagine que seu chefe lhe mande uma mensagem dizendo que precisa falar com você com urgência. Na sua cabeça, pelo seu mapa de mundo, você tira todas as conclusões possíveis, algumas delas inclusive lhe fazem sofrer. Você fica nesse sofrimento por um grande tempo, até que chega o momento da conversa. Se for algo positivo, você sofreu a toa. Se for algo negativo, você sofreu por antecipação, pois não pôde mudar essa realidade.

Ao tirar conclusões, eu uso os meus óculos para enxergar a realidade do outro. No entanto, lembre-se que o outro enxerga o mundo com óculos diferentes dos seus.

A questão toda é: tirar conclusões faz com que você gaste energia desnecessária! Ficou na dúvida, pergunte o que o outro realmente quis dizer ou quis fazer.

 

Esse conteúdo foi publicado no instagram @setimoportal, um portal com 7 terapeutas publicando informação uma vez por dia. Siga-nos :)

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.