Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

NATAL COM DISTANCIAMENTO SOCIAL

NATAL COM DISTANCIAMENTO SOCIAL
Neiva Maria de Mattos
dez. 24 - 7 min de leitura
010

O meu corpo está de “quarentena”, “distanciamento social” ou como queiram que se chame este momento de “ficar longe”.  Eu cumpro o toque de recolher e até me preparo para o “Lockdown”, se preciso for.

Evito, tanto quanto posso o sair de casa.

Quando acontece, tomo todos os cuidados recomendados pelo protocolo de segurança.  Apesar dos pesares, por mim e pelos outros, eu tenho consciência de que estamos vivendo uma pandemia e isso não é uma questão de escolha, de crer ou não crer, de gostar ou não gostar. É uma pandemia que está ceifando vidas, muitas vidas. E só quem assistiu pelos noticiários, um ente querido ser transformado em mais um número, por ter partido sem poder se despedir, sabe o que isso significa.

Procuro ficar em casa, tanto quanto posso.

Da janela da cozinha meus olhos veem carros, caminhões, ônibus, motos e pessoas que caminham, com ou sem máscaras. Não os julgo, apenas oro. Abençoo-os e deixo-os ir.  Minha boca e meus ouvidos trabalham com frequência, atendo os telefonemas, procurando sempre ser uma “escuta amorosa” e ter uma palavra de conforto e esperança para os que precisam.

Meus braços, que não podem abraçar,  alcançam o computador, mas perdem em agilidade para as mãos e os dedos, que eu nem sabia que tinham tanta habilidade, pois além de assinar documentos, folhear papeis e lambuzar de álcool Gel tudo que está ao seu alcance, eles, passeiam pelo celular, buscando e enviando mensagens com uma competência adquirida às custas desse momento desafiadoramente diferente.

E as minhas pernas?

Ah! Essas caminham... caminham como nunca. Elas vão de casa para a escola e da escola para casa centenas de vezes por dia. Sim... é verdade. Afinal a distância entre a casa em que vivo e a escola em que trabalho é de exatamente quinze passos. Passando por uma varanda, que como eu, ninguém nunca sabe se está na escola ou na casa das irmãs. Está sempre no meio do caminho.

Ah! Esse meu corpo e também a minha mente trabalharam e continuam trabalhando muito. Tem sido tempos, tarefas e missões exigentes. Mas temos dado conta, Graças a Deus.

Mas a minha alma e o meu Coração, vivem viajando, eles não precisam de visto, de passaporte, de passagens e nem sequer de máscara e álcool gel, por isso voam e sobrevoam onde, quando e quem lhes interessar.

Nestes momentos que antecedem a “chegada do Menino-Deus”, em que o Seu Natal será celebrado, comemorado, festejado nas diversas culturas e das mais diferentes formas, e de maneira tão atípica neste 2020, mais do que nunca, esta viagem se faz necessária.

Começo pela viagem de volta. Vou até minha infância e de lá trago a alegria e a simplicidade do natal daquelas famílias pobres que se esforçavam para ter uma roupa nova, algum brinquedo de presente e sempre, sempre havia um garrafão de vinho, um porquinho frito ou assado, música de eletrola ou de rádio e a criançada correndo eufórica de um lado para outro. Naquele tempo, eu nem rezava direito, então Natal era sinônimo de Família.

Com essa mesma alegria, desejo num abraço “virtual” Boas Festas e bênçãos de Deus para todos que fazem parte dessa família de sangue que herdei dos meus queridos ancestrais.

Com o tempo, com um pouco mais de maturidade aprendi a participar da linda “Missa do Galo”. Neste ano, nem sei se a Missa será na nossa pequena Capela ou no Grande Santuário, diante do altar ou diante da TV, mas sei que haverá Missa e com ela o meu Desejo de Paz, Saúde e Bênçãos para as minhas irmãs que me foram apresentadas pelo Jesus Adolescente.

Com essas lembranças na bagagem, faço uma parada na Adolescência e desejo Feliz Natal para Zeneide e também para Katy Rosane, amigas queridas que Deus achou por bem trazer para perto, neste tempo de estar longe.

Aterrissando no Amazonas, além de passar pelo Rio Watumã, precisaria de um verdadeiro mutirão para conseguir entregar um abraço para cada uma daquelas pessoas que ali construíram história comigo, desde a pequena Figueiredo, com suas comunidades ribeirinhas ou não, até a grande Manaus com a Faculdade Salesiana e A Universidade Federal, onde aprendi muito e ensinei alguma coisa. 

Decido escolher representantes; Bernadete e Dona Helena entregam meus abraços para os amigos da Terra das Cachoeiras. Minha Amiga Lucíola representa aquele grupo de pesquisa maravilhoso e recebe por todos o meu carinho e gratidão, com laços de Feliz Natal!

Como o meu Coração não se cansa, para ele não existe distância, ele salta ligeirinho para Curitiba e abraça forte Olinda Guedes e nela, todas as pessoas com as quais de alguma forma, por meio dos saberes sistêmicos, temos mantido um vínculo de “manada”.

Mas se a Alma se cansasse e precisasse repousar, onde ela faria parada? Ah!!! Não existe melhor lugar para aconchegar-se do que no Coração da Mãe. Então, antes de seguir viagem, a emoção salta pelos olhos e grita, para todo mundo ouvir, que com COVID ou sem COVID, o Coração de Maria é o nosso lugar. Gente querida do Coração de Maria e do meu Coração, não tem nada que eu diga que vá traduzir o que eu sinto quando penso em cada um de vocês.

Só Deus poderá recompensá-los por tudo. Feliz Natal, Feliz Ano Novo, Feliz Vida inteira, Feliz Família, Feliz amigos... etc... etc... e aquele abraço.

Para aqueles parentes, amigos e vizinhos, amigos de Igrejas, de paróquias, de trabalho, de estudos ou simplesmente conhecidos, que não se sentiram enquadrados em  nenhum dos grupos, fiquem tranquilos, se vocês me conhecem um pouquinho, sabem que eu sou assim, um pouco fora do enquadramento normal, mas podem ter certeza, vocês todos estão incluídos em minha oração de Natal.

Tudo que eu desejo para todos é que este Natal tão diferente, seja mais Natal do que todos os outros. 

Que a Esperança que renasce em nós, todas as vezes que contemplamos Deus feito criança, na manjedoura, permaneça durante o próximo ano e todos os anos de nossas vidas, para que assim, possamos construir com as nossas orações, com os nossos desejos e com as nossas atitudes o mundo melhor que estamos pedindo a Jesus.  

FELIZ NATAL! NATAL FELIZ!  POR TUDO E PARA TODOS!

@neivamattos

Irmã de Jesus Adolescente

Doutora em Educação

Diretora de Escola

Terapeuta Sistêmica by Olinda Guedes

(Constelações, Massagem sistêmica, Oficina de Emagrecimento)

 

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.