Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Educador Secreto

O Educador Secreto
Laureano Guerreiro
ago. 26 - 2 min de leitura
040

Tenho atendido pais e mães, nos últimos anos, na minha oficina de gente em Pindamonhangaba. Atuo como  orientador educacional de pais e alunos, apesar de ocupar uma função cotidiana de gestor, como sócio proprietário de uma rede de escolas no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.

É interessante observar as mudanças nas gerações y, z e alfa… Mas, sobretudo, tem sido extraordinário observar como os pais tem apresentado enorme dificuldade de ocupar um lugar claro de grandes, adultos, na relação com os filhos.

Crianças e adolescentes ficam inseguros e carregam muito peso, por ocuparem o espaço entre os casais: de pais separados, divorciados ou mesmo, enfrentando os conflitos daqueles pais que vivem  juntos. Tenho observado como estes alunos parecem voar com um motor somente; a exclusão dos pais, pelas mães e avós, ou das mães pelos pais e avós, aparecem com mais frequência… as mães que atendi nos últimos anos apresentam as mais variadas críticas e discordâncias em relação aos pais; estendem as críticas do companheiro, ao homem, ao pai. Vejo um número expressivo de meninos e meninas buscando um pai melhor em coordenadores e professores. Estes adolescentes estão ocupados com o conflito dos pais, estão entre o casal, e ficam como um celular buscando rede de wi-fi, com dificuldade de encontrar seu lugar na escola e no mundo.

Essa dinâmica aparece mais, nos meus atendimentos, com as mulheres… mas pode ser por uma série diferenciada de fatores – a maior, porque os pais se ocupam menos dos filhos na escola. É mais comum atendermos as mães.

O que podemos fazer? Olhamos e escutamos com respeito, e trazemos aquele que está excluído, imediatamente no coração, incluindo o pai ou a mãe que não estão respeitados no sistema. Dessa forma, olhamos para onde as crianças e adolescentes olham.

Este conceito de educador secreto e algumas práticas de atendimento, compartilho em meu livro “uma criança de cada vez”, publicado neste ano pela editora Appris.

Assista meu vídeo sobre o assunto:

 

 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.