[ editar artigo]

O ESPELHO

O ESPELHO

 

Espelho é um lugar onde reflete o nosso ser físico. Onde todos os dias olhamos e nos vemos. Nos vemos fisicamente no espelho, mas nós nos vemos moralmente. E, quando olhamos para o espelho começamos:

- Eu estou feio, mas eu estou bem... Eu estou bonito.

E lá está o espelho, calado... Sem abrir a sua boca.

No outro dia você volta novamente, com uma roupa linda e maravilhosa! Até está se sentindo bem, mas você se olha no espelho e começa a dizer:

- Nossa! Como eu estou horrível neste espelho!

E continua novamente o silêncio... O silêncio abafado do espelho.

E por quê? O espelho é onde nós vemos nossos defeitos, as nossas características. Não é a nossa beleza física que está refletida ali naquele espelho, mas sim a nossa alma... A nossa condição moral. Porque tudo o que se reflete no espelho, nada mais é, do que o que você causou mentalmente pra você mesmo. Você chega na cozinha, abre a sua geladeira, se empanturra de comida... Aí corre diante do espelho e diz:

- Ai... eu tô barriguda! Olha, eu tô com uma banha aqui!

Aí o espelho novamente, permanece calado e, você sai sem resposta, continua fazendo todas as coisas novamente. Aí você volta novamente em frente ao espelho e se queixa de novo.

Por que você vai em frente ao espelho se queixar de você? Porque você não gosta de ser criticado (a), então você se auto critica.

Aí você vai lá e olha pro espelho silencioso... E você olha aquele espelho lindo... E lá está a sua imagem afundada dentro dele... E ele engole a suas besteiras, engole as suas fantasias, engole as suas mentiras.

Olhe! Se pelo menos você não tem dó de si, pelo o amor de Deus, não fira tua alma diante do teu espelho.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você