[ editar artigo]

O Essencial Corpo Sem Idade, Mente Sem Fronteiras

O Essencial Corpo Sem Idade, Mente Sem Fronteiras

Resumo:

Criamos os nossos corpos assim como criamos a experiência do nosso mundo.

Em essência, nossos corpos são compostos de energia e informação, não de matéria sólida. Corpo e mente são inseparáveis

Em um nível mais profundo, contudo, os dois cursos se encontram em uma única fonte criativa.

Crenças, pensamentos e emoções criam as reações químicas que sustentam a vida de cada célula. Uma célula que envelhece é o produto final da consciência que se esqueceu de como permanecer jovem.

Não somos vítimas do envelhecimento, da doença e da morte.

As sementes desse novo paradigma foram plantadas por Einstein, Bohr, Heisenberg e outros pioneiros da física quântica, que perceberam que o modo geralmente aceito de ver o mundo físico era falso.

Quero convencê-lo de que você é muito mais do que seus limitados corpo, ego e personalidade.

Por que aceitamos uma coisa como real? Porque podemos vê-la e tocá-la. Visão, audição, tato, paladar e olfato servem para reforçar a mesma mensagem: as coisas são o que parecem.

Se um bebê pudesse preservar seu estado de imunidade quase invulnerável, nós todos viveríamos pelo menos duzentos anos, de acordo com as estimativas dos fisiologistas.

Envelhecer é uma máscara para a perda dessa inteligência.

Um número estimado de 6 trilhões de reações têm lugar em cada célula a cada segundo. Se este fluxo de informação um dia for interrompido, as células entram em desordem, o que é sinônimo de envelhecimento.

Nossos corpos são submetidos ao mesmo processo de oxidação e são atacados por fungos e vários germes. Nós somos capazes portanto de nos renovar. A fim de permanecer vivo, o corpo deve viver nas asas da mudança.

Permitam que eu me detenha nos dez princípios do novo paradigma à luz deste potencial oculto à espera sob a superfície da vida.

Não há mundo objetivo independente do observador. Uma centena de fenômenos aos quais você não presta atenção, respirar, digerir, criar novas células, reparar as células velhas danificadas, purificar as toxinas, preservar o equilíbrio hormonal, converter a energia armazenada de gordura em açúcar no sangue, dilatar as pupilas, aumentar e diminuir a pressão arterial, manter constante a temperatura do corpo, conservar o equilíbrio enquanto você anda, envia sangue em mais quantidade para os grupos de músculos ou órgãos  que estiverem em maior atividade e sentir os movimentos e sons no meio ambiente, tudo isso segue sem cessar.

Viver inconscientemente leva a numerosas deteriorações, enquanto que uma vida de participação consciente as impede.

Era do biofeedback, o que significa?

Técnica de usar o feedback de uma reação corporal normalmente automática a um estímulo, a fim de se adquirir o controle voluntário dessa reação e da meditação nos ensinou isso, pacientes cardíacos foram treinados em laboratórios psicossomáticos a reduzir sua pressão sanguínea ou a reduzir as secreções ácidas que criam úlceras, entre dezenas de outras coisas.

Nossos corpos são compostos de energia e informação.

A entropia não se aplica à inteligência, uma parte invisível de nós é imune às vicissitudes do tempo.

Na Índia, o fluxo da inteligência é chamado de Prana geralmente traduzido como força vital.

Mente e corpo são inseparáveis.

A inteligência pode se expressar como pensamentos ou como moléculas. Sem a sensação não há hormônio; sem hormônio não há sensação. O efeito psicossomático é muito mais holístico.

Muito antes de envelhecer, você pode prevenir tais perdas programando conscientemente a sua mente para permanecer jovem, usando o poder de sua intenção.

A bioquímica do corpo é um produto da consciência.

As estatísticas indicam que as taxas de mortalidade por câncer e enfermidades cardíacas são provavelmente mais altas entre pessoas com dificuldades psicológicas, e mais baixas entre pessoas que têm um forte sentido de objetivo e bem-estar.

A consciência faz uma imensa diferença no processo de envelhecimento, pois embora todas as espécies superiores envelheçam, só os seres humanos são capazes de saber o que está lhes acontecendo e traduzem o que sabem no próprio envelhecimento. O desespero por envelhecer faz com que você envelheça mais depressa, enquanto que aceitar o envelhecimento graciosamente evita muitos envelhecimentos, tanto físicos quanto mentais.

A percepção é um fenômeno aprendido, nossos corpos são o resultado físico de todas as interpretações que aprendemos a fazer desde que nascemos.

Você se transforma na interpretação quando a internaliza.

Quem está deprimido por causa da perda do emprego projeta tristeza por toda parte no corpo a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível dos hormônios baixa, o ciclo do sono é interrompido, os receptores neuropeptídios na superfície externas das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até mesmo suas lágrimas contém traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

Impulsos de inteligência criam constantemente o corpo em novas formas a cada segundo.

Nós experimentamos a alegria da vida, através de nossos corpos, portanto é apenas natural acreditar que nossos corpos não estejam voltados contra nós e sim que desejam o que nós desejamos.

A despeito de parecermos indivíduos distintos, nós todos somos ligados aos padrões de inteligência que governam o cosmos.

O que nos envelhece não é tanto o estresse, e sim a percepção do estresse. Quem não vir o mundo lá fora como uma ameaça poderá coexistir com o ambiente, livre do dano causado pela reação do estresse.

O tempo não é absoluto, a realidade subjacente a todas as coisas é eterna e o que chamamos de tempo é, na verdade, a eternidade quantificada.

Todo o mundo habita uma realidade de não mudança que jaz além de todas as mudanças. A experiência desta realidade submete as mudanças ao nosso controle.

Não somos vítimas do envelhecimento doença e morte. Essas coisas são parte do cenário, não daquele que vê, que é imune a qualquer forma de mudança.

Perder consciência é perder inteligência; perder inteligência é perder o controle do produto final da inteligência, ou seja, o corpo humano.

Não há limite para a energia, a informação e a inteligência concentradas na existência de uma pessoa.

Como interpretar o seu corpo?

Para ter um corpo renovado, você tem que desejar novas percepções que deem origem a soluções novas.

Enxergando através da máscara da matéria, a este nível, você vê que todas as coisas que um dia tomou como sólidas não passam de rastros de energia.

Fechando as brechas, não importa o quão separadas as coisas pareçam aos nossos sentidos, nada é separado no nível quântico.

O campo quântico existe dentro, em volta e através de você. Você não está olhando para o campo em cada onda e partícula, o campo é uma extensão do se corpo.

Cada uma de suas células é uma concentração local de informação e energia dentro da totalidade de informação e energia do seu corpo. Da mesma forma, você é uma concentração local de informação e energia na totalidade que é o corpo do universo.

Respirando o campo, sente-se confortavelmente em uma cadeira com os olhos fechados. Inspire delicada e lentamente pelas narinas, imaginando ao fazê-lo, que está puxando o ar de um ponto infinitamente distante.

Restabelecer a lembrança de sua conexão com o campo quântico irá despertar a lembrança da renovação no seu corpo. Vida é consciência em ação.

A nova velhice entrou em cena após mais de meio século de condições de vida melhorada e intenso progresso da ciência médica.

O denominador comum de todas as pessoas com boa capacidade de adaptação é que elas geralmente trabalham numa base diária para manter aberta sua consciência.

Muita gente que envelhece com sucesso segue seus instintos, descobrindo o que funciona para elas.

A consciência uma vez que se torna condicionada assume a forma de hábito, a repetição automática reforça os padrões destrutivos e, a menos que um novo aprendizado tome lugar, a inércia irá empurrar o corpo morro abaixo ano após ano.

Toda a intenção serve como gatilho para uma transformação. Assim que você decide que quer algo, o seu sistema nervoso reage para atingir o objetivo desejado. Isso se aplica a intenções simples como a de se levantar para pegar um copo de água e também a intenções complexas, como ganhar uma partida de tênis ou tocar uma sonata de Mozart.

O normal é ter todos os desejos realizados se a sua consciência estiver aberta e clara. Entender claramente a mecânica diante não é o passo mais importante para conseguir qualquer coisa.

As sugestões que faço a mim mesmo são o meu melhor feedback, e, quanto mais responder a elas mais amplificarei a força da minha intenção para conseguir o resultado que desejo.

A força contrária é a inteligência. As duas forças estão em guerra constante. Criação e destruição coexistem.

O desequilíbrio em qualquer das duas direções significa desastre, a falta de mudança leva a morte, excesso de mudança leva a completa desordem (como quando as células cancerosas começam a se dividir indiscriminadamente até que invadem e dominam os tecidos vitais e causam sua própria destruição, juntamente com o resto do corpo.

Sabe-se agora que o DNA tem uma notável capacidade de autorreparação.

Os sintomas principais do envelhecimento biológico podem ser melhorados através do aumento da atividade (o efeito é intensificado com ênfase secundária numa dieta melhorada).

O trabalho é necessário para se criar a ordem e se opor a força da entropia.

O exercício tem que ser equilibrado pelo descanso, porque há extensa destruição do músculo durante o exercício e o músculo precisa ser restaurado em períodos de descanso. Em todas as áreas da vida a chave é o equilíbrio, um termo muito geral que pode ser subdividido em quatro tópicos:

  •        MODERAÇÃO
  •        REGULARIDADE
  •        REPOUSO
  •        ATIVIDADE = EQUILÍBRIO

Moderação quer dizer não ir a extremos. Regularidade significa seguir uma rotina consistente. Repouso quer dizer repouso. Atividade é atividade. O ciclo de repouso e atividade nos animais inferiores é ditado pelo instinto, que os seres humanos têm a liberdade de ignorar.

Um estilo de vida equilibrado é um dos passos mais importantes para retardar o processo do envelhecimento.

Sendo abstrata e invisível, a inteligência tem que reagir para que se possa fazer conhecida.

A mensagem enviada pelo cérebro é mais importante do que a presença de comida de verdade.

As decisões tomadas em termos de nossa felicidade básica e de nossa realização pessoal são exatamente as que determinam como envelhecemos.

Sempre que se culpa o estresse por alguma doença as pessoas costumam deduzir que o problema se deve ao excesso de estresse, mas na verdade a culpa é do mecanismo de resistência do corpo.

Quando um ser humano se sente fora de controle, quando por alguma razão não há uma percepção de estresse, o corpo libera hormônios idênticos aqueles associados ao envelhecimento. Isso é um ponto crucial.

O riso tem enormes benefícios tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Exercícios estimulam a produção de neuroquímicos que criam uma experiência de onda natural.

A respiração perde seu ritmo quando em estresse, especialmente quando pode ser ouvida com total atenção e deleite.

Visualização é simplesmente a criação de um prazer intenso e uma experiência relaxante no olho da sua mente.

A meditação pode tomar várias formas, incluindo a consciência da respiração e a meditação do som primordial que usa um mantra como ferramenta para aquietar a mente.

Dormir reduz naturalmente o estresse e repara a balança interna. Se você realmente precisa, sinta-se livre para fechar seus olhos a qualquer hora, para um cochilo rápido.

Contato com o meio ambiente quase sempre reduz o estresse.

A renúncia da necessidade de controle é o princípio que sustenta todas as técnicas genuínas de redução de estresse.

O fator-chave é a memória. Se o animal só dispõe de uma memória primitiva, não reconhecerá a diferença entre uma situação e a seguinte.

A técnica de meditação transcendental produzia muito rapidamente um relaxamento profundo, atestando-se mudanças significativas na respiração, pulsação e pressão sanguínea.

Aprender a aceitar a vida não como uma série de eventos aleatórios, mas como uma trilha estimulante, cujo propósito é o máximo de alegria e realização.

A aceitação é saudável porque permite que você se livre de qualquer estresse assim que ele ocorra: a resistência não é saudável porque acumula resíduos de frustração, falsas expectativas e desejos não realizados.

Todas as coisas mais valiosas da vida, amor, compaixão, beleza, perdão, inspiração devem vir até nós espontaneamente.

Sou perfeito do jeito como sou. Tudo na minha vida trabalha em prol do meu bem. Eu sou amado e sou o amor.

Assim uma vida saudável, tal como é medida pela conservação do Prana, exige o seguinte:

  • Comida fresca;
  • Água e ar puro;
  • Sol;
  • Exercícios físicos moderados;
  • Respiração equilibrada e refinada;
  • Comportamento não- violento e reverência pela vida;
  • Emoções amorosas positivas; livre expressão das emoções.

A verdadeira mortalidade pode ser experimentada aqui e agora, nesse nosso corpo vivo. Está e a experiência da mente sem fronteiras e do corpo sem idade para a qual nos preparou o novo paradigma.


DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: O ESSENCIAL CORPO SEM IDADE, MENTE SEM FRONTEIRAS

Autor (es): Deepak Chopra

Edição: 1.a/ Local de Publicação: Rio de Janeiro- RJ

Editora: Rocco/ Ano: 2012


QUESTÕES ORIENTADORAS PARA FICHAMENTO

1) Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

A verdadeira mortalidade pode ser experimentada aqui e agora, nesse nosso corpo vivo. Está e a experiência da mente sem fronteiras e do corpo sem idade para a qual nos preparou o novo paradigma.

As decisões tomadas em termos de nossa felicidade básica e de nossa realização pessoal são exatamente as que determinam como envelhecemos.

Cada uma de suas células é uma concentração local de informação e energia dentro da totalidade de informação e energia do seu corpo. Da mesma forma, você é uma concentração local de informação e energia na totalidade que é o corpo do universo.

2) A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1- Quando um ser humano se sente fora de controle, quando por alguma razão não há uma percepção de estresse, o corpo libera hormônios idênticos aqueles associados ao envelhecimento. Isso é um ponto crucial.

2- Dormir reduz naturalmente o estresse e repara a balança interna. Se você realmente precisa, sinta-se livre para fechar seus olhos a qualquer hora, para um cochilo rápido.

3- Um estilo de vida equilibrado é um dos passos mais importantes para retardar o processo do envelhecimento.

4- Como interpretar o seu corpo?

Para ter um corpo renovado, você tem que desejar novas percepções que deem origem a soluções novas.

5- O exercício tem que ser equilibrado pelo descanso, porque há extensa destruição do músculo durante o exercício e o músculo precisa ser restaurado em períodos de descanso.

6- Envelhecer é uma máscara para a perda dessa inteligência.

Um número estimado de 6 trilhões de reações têm lugar em cada célula a cada segundo. Se este fluxo de informação um dia for interrompido, as células entram em desordem, o que é sinônimo de envelhecimento.

7- Perder consciência é perder inteligência; perder inteligência é perder o controle do produto final da inteligência, ou seja, o corpo humano.

8- Aprender a aceitar a vida não como uma série de eventos aleatórios, mas como uma trilha estimulante, cujo propósito é o máximo de alegria e realização.

9- Todas as coisas mais valiosas da vida, amor, compaixão, beleza, perdão, inspiração devem vir até nós espontaneamente.

10- O riso tem enormes benefícios tanto fisicamente quanto psicologicamente.

3) Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

O exercício tem que ser equilibrado pelo descanso, porque há extensa destruição do músculo durante o exercício e o músculo precisa ser restaurado em períodos de descanso. Em todas as áreas da vida a chave é o equilíbrio, um termo muito geral que pode ser subdividido em quatro tópicos:

  •        MODERAÇÃO
  •        REGULARIDADE
  •        REPOUSO
  •        ATIVIDADE = EQUILÍBRIO

4) O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Assim uma vida saudável, tal como é medida pela conservação do Prana, exige o seguinte:

  • Comida fresca;
  • Água e ar puro;
  • Sol;
  • Exercícios físicos moderados;
  • Respiração equilibrada e refinada;
  • Comportamento não- violento e reverência pela vida;
  • Emoções amorosas positivas; livre expressão das emoções.

5) Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Crenças, pensamentos e emoções criam as reações químicas que sustentam a vida de cada célula. Uma célula que envelhece é o produto final da consciência que se esqueceu de como permanecer jovem.

Não somos vítimas do envelhecimento, da doença e da morte.

As sementes desse novo paradigma foram plantadas por Einstein, Bohr, Heisenberg e outros pioneiros da física quântica, que perceberam que o modo geralmente aceito de ver o mundo físico era falso.

Quero convencê-lo de que você é muito mais do que seus limitados corpo, ego e personalidade.

6) Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Como todas as obras do autor de muito proveito e essas versões compactas são essenciais. Muito valioso para a cura da vida e da alma.

7) Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Todas as pessoas que desejam evoluir e conhecer melhor a dinâmica do envelhecimento.

 

 

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Iraci Aparecida Franceschini
Iraci Aparecida Franceschini Seguir

Sou Partner da SBC Sociedade Brasileira de Coaching e Master coach, fundadora do Instituto D´ORO Treinamento e Desenvolvimento Ltda, apaixonada por contribuir com o desenvolvimento humano de pessoas, times e empresas utilizando soluções on-line .

Ler conteúdo completo
Indicados para você