Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O lugar certo nos empodera e nos cura

O lugar certo nos empodera e nos cura
MAICON DE FARIAS VALSECHI
set. 28 - 3 min de leitura
000

Módulo 2

As conexões sistêmicas transcendem as eras, chegando a diversas gerações e influenciando negativamente e positivamente aqueles que fazem parte de um mesmo sistema.

Dentro de tais conexões, a lealdade no ponto de vista sistêmico é a forma pelas quais novas gerações se anulam de forma inconsciente a um movimento de perda da própria autonomia de escolha, para assim reproduzirem destinos trágicos de seus antepassados.

Desta forma, encontrando o seu lugar no sistema, a lealdade passa se tornar honra, e pela honra cada indivíduo consegue olhar as dores de seu sistema sem a auto- sabotagem vinculada a lealdade.

Os emaranhamentos dentro de um sistema familiar são diversos, e em intensidades diferenciadas, sendo que detectar os emaranhamentos mais intensos, e iniciar assim o resgate do seu lugar no sistema, viabiliza que os  demais pequenos vínculos de lealdade sejam ressignificados e transformados em vínculos de honra.

Outros sim, o primeiro lugar de resgate é o do lugar de filho, haja vista que o lugar sistêmico é único, e aquele que encontra o caminho para encontrar o seu lugar de filho, naturalmente se torna atento as demais denominações de lugar, quais sejam os de neto, bisneto, trineto, entre outros.

Ao ser facilitada a minha primeira constelação, e ao ser determinado o tema de trabalho a palavra “auto- sabotagem” tomou destaque frente as outras, já ficando claro a facilitadora que algum processo de fidelidade estava se evidenciando.

Ao abrir o campo o processo de auto- sabotagem se mostrou evidente com a minha madrinha que há mais de dez anos já era falecida. Na constelação ficou claro a seguinte dinâmica “se a minha madrinha não pode viver, eu também não vou me dar o direito de viver”. Na sequência, foram realizados os movimentos e frases de solução necessários, trazendo leveza ao campo.

Contudo tal exemplo deixa claro como acontece um vinculo de lealdade e de emaranhamento, sendo que os movimentos cegos realizados em nome do amor a aqueles que fazem parte do sistema, e que não estão mais em vida, é uma das formas de fidelidade que podem conduzir de maneira inconsciente a um processo de auto- sabotagem.

Desta forma está clara a necessidade de se observar as limitações do indivíduo, bem como analisar as questões que o tocam, facilitando assim também o processo de solução e cura, sendo o facilitado conduzido a diferenciar os aspectos concernentes a fidelidade e honra dentro de um sistema familiar.

#mod02


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.