[ editar artigo]

MEU MUNDO INTERIOR

MEU MUNDO INTERIOR

No meu mundo interior aconteceu uma revolução. A constelação me proporcionou grandes mudanças.

No início meio que assustador poder perceber as várias caixinhas que existem dentro de nós, as caixinhas das histórias dos nossos antepassados que estão em nosso DNA emocional e dos nossos desejos de crianças, esquecidos que não foram realizados e os quais eu fui me dando conta e hoje posso fazer acontecer. 

Com a ajuda de vários trabalhos de constelações vivenciadas fui podendo olhar para o meu sistema familiar e reconhecer o quanto é importante incluir cada membro  do meu sistema familiar na minha vida, no meu coração mesmo sem ter conhecido. Era cada pedacinho de mim mesma integrando em meu ser, fazendo parte de mim e reconstruindo o meu ser e me conectando com a minha alma.

Tudo foi lentamente fazendo parte de mim. Nós somos seres inacabados, nascemos e vamos vivendo o que está no presente, à nossa frente e não nos damos conta do mundo de informações emocionais que já trazemos em nossa alma. Informações da nossa ancestralidade armazenadas em cada célula do nosso corpo.

Vamos vivendo sempre no presente buscando o futuro e não imaginamos o quanto o nosso passado está nos guiando, nos influenciando a cada momento da nossa vida, a cada decisão, a cada situação vivida no presente. É como se fôssemos uma colchinha de retalho e nessa colcha encontramos em cada pedaço a nossa história, trazendo toda a nossa ancestralidade.

Quando conheci o trabalho das constelações sistêmicas aconteceu um "bum" na minha vida. Um outro olhar para todo o meu sistema familiar e fui percebendo o quanto carrego em mim a força dos meus ancestrais quando eu os reconheço, eu os aceito, eu os reverencio, eu os honro por ter vindo primeiro e por ter dado a vida que tenho hoje.

Olhar com carinho tudo o que pode acontecer e foi como foi, reconhecer que eles fizeram o melhor deles e incluir os que não foram vistos por qualquer motivo que tenha ocorrido na época, sem julgamento, pois os que lá atrás viveram fizeram o possível. Para eles foi como foi. 

Quando eu aceito tudo como foi e os incluo no meu sistema familiar, eu peço que me libere do que aconteceu no passado e que eu hoje não posso dá conta. A frase importante quando dita com o coração e com amor: "eu sou a pequena, por favor me libere", ficou marcada na minha alma.

Carregar o sofrimento de um antepassado não parece ajudar, libertar dessa dor, liberta o sistema, tanto no passado quanto no presente para o futuro.

Cada módulo que vivenciei no curso de Formação Real de Constelação Sistêmica com Olinda foi me trazendo um novo mundo. Não posso deixar de mencionar que fiz outros curso em Constelação Sistêmica presencial e com isto a minha busca não parou de cessar. 

Percebi o quanto temos em nós conteúdos emocionais não vistos em psicoterapia, sou psicóloga há vários anos, mas não havia me deparado com  o quanto grandioso é o trabalho das Constelações Sistêmicas, uma ferramenta que vem contribuindo para cada vez mais ajudar a humanidade.

Hoje, eu venho tomando pose dessa ferramenta que tanto tem me ajudado a seguir e olhar para o futuro sem medos excessivos, pois eu também posso sentir a força em mim, do meu feminino e do meu masculino (mãe (ou genitora) pai (ou genitor) e assim colocar todos os meus ancestrais femininos e masculinos atrás de mim irradiando a força que vem deles quando eu os incluo no meus sistema.

Eu vivenciei várias constelações e ainda estou passando pelo processo de crescimento com a constelação, que cada vez mais sinto a força em mim, não dá mais para não continuar. 

Fazer parte do grande grupo do curso de Olinda para mim é uma necessidade. As pessoas presentes, mesmo online, estamos bem conectadas, até mesmo quando não consigo estar presente na sala do ZOOM, para mim faz falta e me sinto presente espiritualmente. Assistir depois na plataforma do curso, para mim parece faltar minha contribuição.

Poder escutar diretamente, Olinda Guedes fazer as suas colocações, é muito enriquecedor.

Quero colocar aqui uma constelação que vivenciei com a consteladora Juliana Menuzzo Lauandos, membro e aluna do curso de Constelação Sistêmica. Meu tema  foi sobre um sintoma da gagueira que a minha neta apresentava (hoje posso dizer que há uma melhora consideravelmente grande).

A constelação aconteceu em grupo. Eu estava muito emocionada e ansiosa, o que não poderia ser diferente, pois há um bom tempo que venho solicitando a constelação no grupo de formação e graças a Deus chegou o dia. Que emoção!  

A Constelação está na plataforma do curso e pode ser encontrada dentro do Bonus IX datada em 16/04/21. No momento que também estava acontecendo grandes mudanças na minha vida, decisões que eu estava tomando. Eu estava nesse momento me preparando para vir morar em Portugal, país o qual a minha neta vive.

Apesar de todas as restrições, que nesse momento estávamos vivendo e ainda estamos devido a pandemia, eu tinha a confiança dentro de mim que tudo iria dá certo , e assim foi. 

Hoje, estou em Portugal junto com a família da minha filha e que em breve estarei também no meu espaço de moradia. Minha neta apresenta cada vez mais melhora quanto ao sintoma da gagueira.

Eu convido a todos que possam assistir a constelação. Apresentou-se uma comunidade que apresentavam esse sintoma. Durante a escolha dos representantes, os mesmos apresentavam esse sintoma de alguma forma no seu sistema. Eu me senti gratificada por também ter estado à serviço de tantas outras curas e ajudado aos representantes e ao grande grupo.

Sabemos que uma constelação leva o amor para todo o grupo.

Para mim está muito claro que quando constelamos abrimos um campo de energia amorosa, quando podemos estar conectados com o universo, com o outro por inteiro e deixar fluir o amor do coração. O coração nos fala e nos orienta, estejamos abertos.

Isto é o que posso dizer sobre o curso de Formação Real das Constelações. O curso me proporcionou grandes contatos com o meu mundo interior. Ajudou a olhar para o meu sistema, conhecer mais e mais e a descobrir as minhas origens as quais não sabia. A tomar decisões, a sentir a força que existe em mim, a não julgar, a incluir, a Honrar aqueles que vieram antes de mim, a honrar pai e mãe, a procurar fazer da minha vida o melhor que posso, a estar à serviço da vida.

Agradeço a Olinda Guedes aos ensinamentos que ela pode transmitir e aos que eu pude alcançar. Agradeço a toda equipe pela paciência de ensinar como manusear a plataforma do curso, onde colocar os artigos, que ora eu o colocava na área "fora da escola, ora dentro", mas com o carinho de Sizumi eu pude ir me encontrando.

Um ano se passou!

Mas não terminou. Estou me preparando para dar continuidade ao Master assim que eu tiver me organizado na nova vida que estou agora. Sei que irei sentir falta, mas tenho que ter paciência e voltarei em breve.

Gratidão, gratidão...

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Maria Luiza Marques Saito
Maria Luiza Marques Saito Seguir

Psicóloga clínica - bioenergética, consteladora com bonecos na água, em formação constelação sistêmica, Mestra em Reiki, Supervisora em análise bioenergética, Autora do livro "Sedução e Traição - A dor de Amar um psicopata", Massagem bioenergética.

Ler conteúdo completo
Indicados para você