Em março de 1889, foi inaugurada em Paris, França, a Torre Eiffel.
Um monumento construído com 7 mil toneladas de ferro. Frio, duro, inflexível.
O monumento representa os 100 anos da revolução francesa (1789- 1889). uma luta contra a servidão e o sistema feudal, ou seja, a "subserviência" e "poder".
Por que estou falando isso? Porque segundo uma senhorinha muito agradável que conhecemos,". A Torre Eiffel é um símbolo de liberdade e de luta. A imagem da torre aparece e é falada no momento da a que vou me referir.
No dia 01 de setembro, tivemos um encontro muito revelador. Dar um título seria poder e liberdade (no meu ponto de vista, é claro).
Falamos do poder que o masculino acredita que detém, de oprimir e fazer o que bem quiser, sem ter que se haver com as consequências.
O poder é masculino, porque trás o artigo definido "o" e a liberdade é feminina porque quem precede é o artigo definido"A", porém o poder ou a liberdade precisam transcender o gênero.
O poder é masculino, mas só pode se validado pela liberdade e pela verdade que são femininos. O poder perde sua força ele é validado pela mentira, ele se torna vil, ele é escravizador., porém, quando o poder é validado pela verdade e pela justiça ele é promissor, sem ilusão. Aqui o feminino é ajudadora, é parceira.
Servir é nobre, mas a servidão é vil. O feminino é ajudador do masculino. Ele só pode perpetuar a vida se ele for ajudado pelo feminino (palavras da Suzy).
Então, por que os perpetradores acreditam que podem domar e manter sob a sua vontade do feminino?
Libertas quae sera tamen - liberdade ainda que tardia, lema da inconfidência mineira, está escrito na bandeira de Minas Gerais. é a luta de homens e mulheres que também lutaram contra a servidão e os sistemas de poder. Data? 1889.
A liberdade é o desejo de todo aquele, que é oprimido, de todo aquele que esta preso a algo ou alguém. Até mesmo no tempo.
Uma porta, preciso de uma porta aberta. Era essa frase que vinha na minha mente. O campo vibrava, não somente em mim, mas em varias pessoas que assistíamos aquela constelação (a porta surgiu, mas nem todos puderam vê-la).
A liberdade tem um preço, talvez alguns de nós não queiram pagar por essa auto-responsabilidade; ou talvez simplesmente ainda não estejamos prontos. Apesar de ansiarmos por ela.
" Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós/ das lutas na tempestade/dá que ouçamos tua voz. O poder a serviço da liberdade, "entre o céu e a terra o mais importante sou eu". Buda
Incluo aqui, estas notas tão vivas ...
Olinda Guedes