Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O poder é masculino e a liberdade é feminina?

O poder é masculino e a liberdade é feminina?
Lilian Cláudia Guimarães Rosa
set. 8 - 3 min de leitura
000

Em março de 1889, foi inaugurada em Paris, França, a Torre Eiffel.

Um monumento construído com 7 mil toneladas de ferro. Frio, duro, inflexível.

O monumento representa os 100 anos da revolução francesa (1789- 1889). uma luta contra a servidão e o sistema feudal, ou seja, a "subserviência" e "poder".

Por que estou falando isso? Porque segundo uma senhorinha muito agradável que conhecemos,". A Torre Eiffel é um símbolo de liberdade e de luta.  A imagem da torre aparece e é falada no momento da a que vou me referir.

No dia 01 de setembro, tivemos um encontro muito revelador. Dar um título seria poder e liberdade (no meu ponto de vista, é claro).

Falamos do poder que o masculino acredita que detém, de oprimir e fazer o que bem quiser, sem ter que se haver com as consequências.

O poder é masculino, porque trás o artigo definido "o" e a liberdade é feminina porque quem precede é o artigo definido"A", porém o poder  ou a liberdade precisam transcender o gênero.

O poder é masculino, mas só pode se validado pela liberdade e pela verdade que são femininos. O poder perde sua força ele é validado pela mentira, ele se torna vil, ele é escravizador., porém, quando o poder é validado pela verdade e pela justiça ele é promissor, sem ilusão. Aqui o feminino é ajudadora, é parceira.

Servir é nobre, mas a servidão é vil. O feminino é ajudador do masculino. Ele  só pode perpetuar a vida se ele for ajudado pelo feminino (palavras da Suzy).

Então, por que os perpetradores acreditam que podem domar e manter sob a sua vontade do feminino?

Libertas quae sera tamen - liberdade ainda que tardia, lema da inconfidência mineira, está escrito na bandeira de Minas Gerais. é a luta de homens e mulheres que também lutaram contra a servidão e os sistemas de poder. Data? 1889.

A liberdade é o desejo de todo aquele, que é oprimido, de todo aquele que esta preso a algo ou alguém. Até mesmo no tempo.

Uma porta, preciso de uma porta aberta. Era essa frase que vinha na minha mente. O campo vibrava, não somente em mim, mas em varias pessoas que assistíamos  aquela constelação (a porta surgiu, mas nem todos puderam vê-la).

A liberdade tem um preço, talvez alguns de nós não  queiram pagar por essa auto-responsabilidade; ou talvez simplesmente ainda não estejamos prontos. Apesar de ansiarmos por ela.

" Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós/ das lutas na tempestade/dá que ouçamos tua voz. O poder a serviço da liberdade, "entre o céu e a terra o mais importante sou eu". Buda

Incluo aqui, estas notas tão vivas ...

Olinda Guedes

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.