Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Poder que muda nossas vidas

O Poder que muda nossas vidas
Amaury Miqueleto
mar. 25 - 7 min de leitura
080

“O ser humano moderno se tornou um gigante na ciência, mas um frágil menino em sua psique. Não sabe navegar nas aguas da emoção, nem percorrer as avenidas mais íntimas da sua própria personalidade” – Augusto Cury

Quantas vezes permitimos que o ambiente externo influencie e mude nossas emoções? Deixamos muitas vezes um movimento caótico influencie nossos sentimentos? Uma pressão de trabalho ou de relacionamento mude nosso estado de espírito? O que de fato, teria que ser o inverso. A boa noticia é que, não apenas podemos como temos o poder direto de influenciar o ambiente externo mudando nossos pensamentos e nosso comportamento.

O desligamento de uma reação negativa espontânea ocorre quando muda a perspectiva do estado emocional, não basta mudar o olhar, é necessário mudar a sensação. Como diz Wenzlaff: - Os pensamentos se associam na mente não apenas por conteúdo, mas por um estado de espírito. As pessoas tem o que equivalem a um conjunto de pensamentos depressivos que ocorrem mais prontamente à mente quando estão se sentindo tristes.

Não conseguimos moldar e modelar nossa mente como um artífice esculpe um mármore, no entanto, quando sabemos como nossa mente funciona e por que reage de tal forma, conseguimos criar padrões e mecanismos diferentes, tornando possível a mudança na maneira de ser, reagir, criar e interpretar a realidade de outra perspectiva. 

Resultado de imagem para modela r a mente

Mas, ai você fala: na teoria é muito fácil, quero ver fazer isso na pratica depois de ser horrivelmente ofendido! Não estou falando que é um processo simples e rápido, estou falando que é possível! Qual sua idade? Você demorou todo esse tempo para criar um padrão de pensamento e comportamento, todas as crenças embutidas, paradigmas impostos por gerações reverbaram no que você é hoje.

O começo da transformação é o ato de se conhecer, saiba quais são seus sonhos, seus medos, suas angústias, suas necessidades, seus prazeres, suas habilidades, o que esta favorável ou não à você. Costumo dizer que agimos por dois motivos apenas, medos ou sonhos; costumeiramente agimos pelo medo, mas, isso não é culpa nossa, isso foi imposto por paradigmas e modelos de uma sociedade. Quando éramos bebes, agíamos por uma aprovação ou por uma repreensão, e pelo que eu lembre eu escutei muito mais vezes o “não” do que qualquer outra coisa. Surge ai, as grandes vertentes dos paradigmas comportamentais: estamos buscando o reconhecimento, aprovação e agimos pelo MEDO de não ser aceito e aprovado por um nicho de pessoas, por outro lado quando se tem a consciência ( autoconhecimento) você a temperança, que nada mais é o domínio próprio.

Resultado de imagem para conhece a ti mesmo

“Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharas em lugar algum” – frase do Templo de Delfos na Grécia. E como me conheço? Te faço a mesma pergunta, o que faço para te conhecer? Talvez você me responderia: -esteja e conviva comigo e pergunte o que quer saber. Pois bem, essa é a resposta, seja em meditação, oração ou a atividade que for, esteja sozinho e se pergunte, olhe ao espelho e se permita saber por que age e reage de tal forme sobre tais circunstâncias. A chave de tudo isso é a sua percepção... você quer mudar? Você quer deixar dos velhos comportamentos que se tornaram um habito? Rejeite a ideia de que as escolhas que você faz são acidentais, suas atitudes são como mensagens, das quais a maioria são inconscientes, porém, outras não, mas todas são ricas em emoção, caráter, atitude, interesses e determinação. Agora se você agir como uma vítima, jamais terá a ambição de querer mudar sua percepção, pois vai agir sobre a vitimes, e estará numa vida superficial influenciado pelo mundo externo.

A busca da consciência te traz o direito da escolha, você escolhe se aquilo vai te afetar ou não, independe do ambiente, pessoas e movimentos, você escolhe como reagir sobre tal circunstância. Passei um momento em minha vida na qual trabalhava em meu escritório, lembro perfeitamente que tinha perdido um grande contrato naquele dia, o contrato seria um divisor de águas, confesso que por um breve momento me desesperei, cheguei a chorar tamanho era o desespero, passei a mão no telefone e liguei para um grande amigo meu, ele não poderia falar no momento, desliguei o telefone, respirei e pensei que poderia continuar a pensar pela perda e continuaria triste e desesperado ou poderia mudar minha fisiologia ((do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. Em síntese, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo- wikipédia), (nas minhas palavras, seria como o nosso corpo reage perante algo ou alguém) foi então que comecei a respirar e pensar em outras soluções que trariam o mesmo montante de dinheiro. Tomei um energético, entrei embaixo do chuveiro com água bem gelada e decidi mudar. Detalhe, tudo isso foi em menos de dez minutos, nisso meu amigo me manda uma mensagem dizendo que o dia dele também não havia sido tão bom que não tinha cabeça para me escutar, em seguida mandei que estava ótimo e que o desespero tinha passado, falei que havia buscado as soluções e havia parado de pensar no problema. E quantas brigas, discussões e até mesmo mortes poderíamos evitar por apenas mudar ou não permitir que aquilo nos afete. Quantas perdas tivemos por coisas insignificantes, por momentos com a cabeça “quente” acaba se fazendo algo que não deveria ter feito, falado algo que não precisaria, machucamos pessoas e depois não existe palavras ou gestos que arrumem tremenda ofensa.

Imagem relacionada

Se permita conhecer, e conheça por qual caminho está agindo, queira a mudança, tenha um espírito elevado para que coisas banais não te influenciem, busque o desejo genuíno de ser uma pessoa positiva, porque o único grande trampolim da vida é se tornar uma pessoa altamente positiva, porque as adversidades virão, os problemas são inevitáveis, porém ser derrotado é uma questão de escolha. “recicle sua rotina, lapide sua capacidade de extrair o belo, apenas assim, o belo nunca se torna feio, e o feio poderá se tornar belo”- Augusto Cury.

Costumo dizer que seus sonhos não são a certeza que você chegará lá, mas é a convicção que você irá se movimentar, o medo é a razão para você recuar, regredir e se machucar.

Resultado de imagem para sonhos

O caminho da mudança é longo, porém o preço da inércia é a morte.

Desejo do fundo do meu coração, que você mude a forma de pensar e agir, eleve seus pensamentos, busque a paz interior, se permita, se conheça e terás o galardão da vida.


Amaury Luiz Miqueleto


Denunciar publicação
    080

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.