Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O presente está na escola!

O presente está na escola!
OLINDA GUEDES
mar. 3 - 9 min de leitura
010

Terceiro dia de aula na Formação "Pedagogia Sistêmica" com Olinda Guedes.


Palavras chaves para reflexão e conhecimento vivenciados hoje:
- As flores e suas essências de cura. Florais essenciais  - para auxiliar a curar o corpo de dor e florais de apoio para curar o sintoma. (Conhecendo os Florais de Bach).


- Se você tivesse tido bons pais e se esses pais o vissem trabalhando, eles teriam orgulho de você?
- Ética é mãe. Durante meses a mãe escolhe nos deixar viver. Nossa vida existe e seguiu adiante porque nossa mãe se norteou por princípios, por valores, portanto nossa vida é consequência da ética. O pai pode abandonar, mas a vida só é interrompida se a mãe abandona. se ela decide! Portanto, ética é mãe!
- O que sua mãe pensaria do que você está fazendo? Isso é ética  - Mário Sergio Cortella. 
- Os conflitos existem quando aquilo que se espera é diferente do que se recebe; Esta é uma condição primeiramente da criança. A criança tem expectativas e se estas não são atendidas colocam a vida em risco. São questão vitais e assim pode crescer fortalecida. O salário é o significado do adulto. o dinheiro cria a condição da subsistência. 
- Quando espero receber diferente daquilo que me é ofertado ou quando considero pouco ou insuficiente aquilo que recebo, ou quado não agradeço e não sei ser GRATO por aquilo que recebo, estabelecemos um conflito. Portanto, na idade adulta um conflito é sempre originado no desequilíbrio entre o DAR e o RECEBER.
- Num relacionamento conjugal quando um é do jeito que é mas o outro quer que o um seja diferente, origina-se um conflito, porque se o outro mudar perderá sua dignidade diante da família de origem. A exigência é assim, uma condição natural para a criança e disfuncional para um adulto.
- Entre adultos, o movimento deveria ser: Eu te honro e te respeito pelo que és. Eu te agradeço que me oferece!
- Num relacionamento profissional a postura é de adultos, e entre adultos estabelece-se contratos de deveres e direitos, nesta ordem. Uma primeira violação nas ordens de trabalho é valorizar em primeiro lugar os DIREITOS. Quem busca primeiro os seus direitos é a CRIANÇA. Um adulto que busca primeiro os direitos precisa RECEBER de seus pais.
- Quando as crianças não recebem o AMOR DE GRAÇA dos pais elas tornam-se exigentes. A fome do amor de graça permanece e será levada junto para o local de trabalho. 
- PAIS precisam mostrar ALEGRIA pela vida dos filhos, alegrar-se com suas vidas e não reclamar, terceirizar ou dizer o quanto dão trabalho, e como filho criado, trabalho dobrado. Isso faz com que sintam fome de amor e continue exigente, lutando pelo amor de graça. São filhos que terão dificuldade no êxito profissional.

Como identificar? Seu filho  sabe ser grato? verbaliza ou sinaliza com comportamentos o quanto é agradecido pela vida, estudos,.... Ou é mal agradecido? Só pede e pede e pede cada vez mais? A gratidão é a única moeda que nos permite receber. 
- Pessoas infelizes, fracassam! O fracasso não é um resultado interessante para uma empresa. Como saber se o funcionário poderá contribuir significativamente para o crescimento da empresa/escola? Se foram aplicadas ferramentas mais adequadas de seleção e recrutamento, como entrevistas sistêmicas com pesos maiores que provas de conhecimento mecanicistas.  Alguns países já adotam estas práticas!
- Como construir ambientes de paz e produtividade nas empresas/escolas? Desenvolvendo dinâmicas em que se valorize o bem estar do outro, a cooperação, a colaboração. colaborar tem a ver com ter um proposito em comum! Quanto mais você ajuda as pessoas a terem êxito mais êxito você tem!
- O período mais relevante da escolarização, o indivíduo é obrigado a atravessar sozinho. O capitalismo, as vítimas da guerra e orfandade obrigam as crianças a aprenderem sozinhas.
- Muitos se admiram quando uma mãe/casal diz que tem 6 filhos e são questionados: "Nossa, como você dá conta"! Um professor, que é um líder, tem diante de si muito mais que seis seres humanos e no entanto, muitas famílias não se espantam com isso e não valorizam o professor como deveriam. Acham os professores, babás são seus empregados, quando na verdade são ALIADOS dos pais. Os professores são ainda a esperança de que as crianças se tornem pessoas com valores, generosos. Eles preparam para todas as demais profissões, porém sua profissão não é valorizada!
- Quando os pais não honram os filhos com amor de graça tão pouco saberão honrar os professores dos seus filhos. Então os filhos terão dificuldade em aprender a liderar e a serem liderados. O êxito da liderança vem da GENEROSIDADE!
- Se existe um bom relacionamento, um bom vínculo, afeto nas relações, existe Êxito. um bom relacionamento significa EU VEJO VOCÊ. Eu te agradeço, te apoio te respeito.Respeito não julga, se alegra com o outro como ele é!
- PERGUNTAS E SOCIALIZAÇÕES: Como fazer recrutamentos sistêmicos em órgãos públicos? Qual o significado sistêmico atrás da dinâmica da mordida (criança morde os colegas)? E quando apanha dos coleguinhas na escola? Como lidar com a violência nas escolas? Qual a dinâmica do fumante/tabagista? A "incapacidade" de produzir leite ? de Não amamentar? Como lidar com as "brincadeiras de brigar/lutar entre coleguinhas na escola? Na família quem deve "apartar as brigas entre irmãos, coleguinhas? O pai ou a mãe? Qual a dinâmica sistêmica das brigas? e o furto/roubo em crianças e adultos, como abordar? Empresas familiares de sucesso e com conflitos, Professores com excesso de atestados x exigentes e rigorosos demais,

- Como equilibrar o DAR e RECEBER entre casais após uma traição do cônjuge? Por que ocorre a traição? Como lidar em sala de aula com separação dos pais, violência doméstica? Crianças adotivas? E na posição de filhos que intervenção pode-se fazer no caso da separação dos pais? 
- Em casa começa a alegria no trabalho! Qual a dinâmica das casas e famílias hoje? A casa é um lar atraente em que a criança gosta de estar? ou é uma casa de adultos? Adultos estressados, mal humorados, depressivos?
- O estudo da criança é seu primeiro trabalho! Assim como aprender a amar (ou não) o estudo será no trabalho!
- Você tem dificuldade em repousar? Descansar? Repouso é MAE! Mãe precisa liberar para o repouso: Agora querido filho (a) você já pode descansar e dormir...!
- Um professor sistêmico navega naturalmente nos conteúdos curriculares e não considera o conteúdo como algo mecanicista que tem tantas páginas do livro para cumprir. Um professor sistêmico vai incluindo os princípios ao longo do aprendizado escolar e vai completando, fortalecendo, curando, acolhendo de forma autentica a criança.
- Quando o casal está disfuncional tendem a ser agressivos e "descontar" a raiva do cônjuge nos filhos. Neste caso há memorias de perpetradores (agressores) contra inocentes no sistema familiar a ser visto;
- Quanto mais uma mãe fala mal do esposo após traição/separação para o filho mais este adotará as características físicas e da personalidade do pai, por lealdade ao pai. Tudo que negamos damos poder!
- Mesmo que uma família esteja disfuncional, em conflito se o professor estiver reconciliado com seus pais e com a vida, ou seja está em direção ao seu proposito de vida mais poderá ajudar a criança a se reconciliar com sua família, contudo se o professor também está no seu corpo de dor assim como a família, atrairá para si alunos com os mesmos conflitos, pois a vida é reflexo do que somos e vibramos.
- O tempo todo influenciamos e somos influenciados pelas nossas realidades como o pulsar do coração. Ou curamos ou adoecemos os ambientes onde passamos: O professor pode ser um grande curador!
- Exercícios sistêmicos de vinculação com a família, escola e profissão.
- Os professores, especialmente das séries iniciais fazem parte do nosso sistema familiar.
Gratidão, professora Olinda Guedes, você tem sido minha grande inspiração na profissão de educadora.

Assim como você quero ser uma pessoa e profissional que ajuda a curar os ambientes. Amanhã estarei novamente na primeira fila, perto da professora para aprender mais e mais e mais!

Gratidão. Você mora em meu coração. 

#OlindaGuedes 
#pedagogiasistemica


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.