[ editar artigo]

O que devo obedecer a lei dos homens ou a lei de Deus?

O que devo obedecer a lei dos homens ou a lei de Deus?

Hoje aconteceu um fato que não posso contar, mas que suscitou em mim vários questionamentos. O que fazer diante de uma situação em que a lei é clara sobre determinado procedimento, de acordo com a lei dos homens, mas o fato em questão envolve questões de compaixão?

Resolvi pesquisar nos livros dos livros, a bíblia, verificar e esclarecer essa questão, sem julgamentos, sem colocar minha opinião, pois sei que cada qual tem sua interpretação da realidade, de acordo com nosso contexto, influência familiar e educacional. Assim posso dizer "eu te vejo, você tem razão, mas te peço escute a voz do seu coração".

Romanos 13:1-7 diz: Todo homem esteja sujeito as autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe a autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Fazer o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito; a quem honra, honra. ”

A próxima questão é: “Há alguma ocasião em que não devamos obedecer às leis da terra?” A resposta para essa pergunta pode ser encontrada em Atos 5:27-29: Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os, dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”.

(Atos 5;29)

Disto, podemos ver claramente que enquanto as leis da terra não se choquem com as leis de Deus, devemos obedecê-las. Assim, quando a lei da terra contradizer o mandamento de Deus, devemos violá-la e escolher obedecer à lei de Deus. No entanto, mesmo neste caso, devemos aceitar a autoridade do governo sobre nós. Isto é demonstrado pelo fato de Pedro e João não terem protestado por terem sido açoitados, e sim terem se regozijado ao sofrer por obedecer a Deus (Atos 5:40-42).

Assim espero contribuir com essa pesquisa, para aqueles que um dia terão que enfrentar uma decisão sobre algo que envolve cumprir a lei dos homens e ir contra e seguir a lei de Deus.  

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você