Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O QUE É SER ESPIRITUAL?

O QUE É SER ESPIRITUAL?
Simone Belkis
fev. 18 - 5 min de leitura
000

Uma vez eu ouvi a seguinte frase: "Somos seres espirituais vivendo uma experiência física". Achei bem legal, mas como tudo mais que se tratava de espiritualidade, coloquei na minha caixinha de metáforas.

Deixa eu explicar o que quero dizer com isso.

Eu fui educada por uma mãe católica, desde bebê já ia à igreja. Fiz catecismo e só chutei o balde da religião quando fiz 18 anos. O único tema que me chamava atenção era a figura de Jesus, eu tinha 11 anos quando fazia catecismo e queria ser igual a ele (vivo é claro).

Todo o resto para mim eram metáforas, tipo Adão e Eva não existiam de verdade (não que agora ache que existam), eles eram apenas uma alegoria para explicar o Gênesis, mas também não atinava que eles representavam as polaridades Yin e Yang, por exemplo. Enfim, eu não levava nada ao pé da letra, nem para o bem e nem para o mal.

Os anos passaram, aprendi novos temas, andei por novas religiões e filosofias, sempre levando na minha bagagem só o que considerava essencial, como fiz com Jesus na igreja católica. Fiquei adulta e tive que encarar os problemas da vida real ou o que consideramos como real, o mundo 3D, a matéria pura e dura. Nem precisa dizer que me ferrei,? (Hehe)

Mas, agora passadas algumas décadas, eu comecei a olhar para tudo o que tinha aprendido com os famosos "olhos de ver", e digo isso sem nenhuma pretensão, apenas comecei a me dar conta que minhas metáforas eram um pouco mais que isso. É claro que temas como física quântica e esoterismo me ajudaram a mudar de ideia. Tive que ralar um pouco nesses meios para a ficha começar a cair.

E o que descobri?

Somos seres multidimensionais e isso não é metáfora. Dizer que eu e Deus somos um tem um significado real bem mais profundo do que costumamos acreditar. Enfim, eu precisava entender que sou literalmente uma manifestação do Divino na matéria, eu sou uma centelha de Deus e não o contrário. Daí para a compreensão de que realmente somos seres "espirituais" foi um salto, demorado, mais foi.

 Tive que ler muitas outras coisas e passear por assuntos que antes não me chamavam atenção, eu pensava comigo, eu não dou conta nem de mim, como é que vou entender o universo? Pois é, as coisas foram se modificando, e eu acabei por começar a me convencer que ser um com Deus tinha algum sentido maior que metáfora.

Antes de continuar, eu ainda preciso falar de mais uma coisinha. O que estamos acostumados a chamar de espiritualidade parece algo bastante diáfano, algo muito sutil e efêmero mas, na realidade, é só porque não conseguimos ver. Afinal, os animais veem e ouvem mais do que nós. E o que isso quer dizer? Não é santidade, nem fantasmagoria, é real. 

Nós realmente somos Deus! Mas espere, isso também precisa ser analisado. Quando eu digo que somos Deus, quero dizer que somos seu veículo físico, seu personagem, sua manifestação. Imagine que você pega um pedaço de queijo e vai partindo em pedaços cada vez menores, ainda sim cada naco ainda é queijo, certo? Mas, tão pequeno que mal se sente o gosto. A comparação não foi muito poética, não é? Imagine, então, cada gota do vastíssimo oceano, ela contém todos os elementos que o compõe, e não existiria sem ele. Ela é ele.

Mas, sozinha não cumpria a missão que o oceano cumpre.

Pronto, simples assim. Se conseguirmos retirar todo o ranço religioso e todas as mentiras que foram criadas para que fôssemos controlados, dominados e desempoderados, voltaremos à origem, mesmo nesses corpos físicos imperfeitos e limitados. 

Talvez seja um pouco difícil assimilarmos isso logo de cara, precisamos de um tempo (eu pelo menos preciso), mas é imprescindível tomar consciência desse fato. Nós não somos filhos e nem criaturas de Deus, somos um naco do Todo, igualzinho ao queijo. Por isso, Jesus disse: "...vos asseguro que aquele que crê ... fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, ...". (João 14:12). Porque Jesus diria isso?

Eu sei, pode parecer um pouco presunçoso para nós reles mortais imperfeitos, muitas lacunas precisariam ser preenchidas para que a gente se convencesse, mas você estaria preocupado em se convencer que é você mesmo se fosse Deus? Ele não está, apenas está se experimentando, expandido e sendo ele mesmo.

Pense com carinho, afinal, a ideia de ser Deus é tentadora. Hehe.

 

imgfave.com


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.