Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que esperar do tratamento emocional?

O que esperar do tratamento emocional?
Vicente Duarte
fev. 11 - 2 min de leitura
000

A psicanálise é uma terapia muito profunda, que visa o desenvolvimento da personalidade do paciente.

A psicoterapia é menos profunda; os seus objetivos são mais focados, mais dirigidos e visam, por exemplo, uma maior adaptação do indivíduo ao seu meio, ou a resolução de algum conflito específico.

Entretanto, não se imagine que um método pode ser melhor, ou pior, do que o outro. Eles são diferentes! Têm objetivos e propósitos diferentes.

Há milhares de pessoas que, por terem mais pressa, por exemplo, podem beneficiar-se, enormemente, de uma psicoterapia simples. Ou, ainda, há pessoas que podem utilizar a psicoterapia como um passo para se prepararem para, futuramente, iniciarem uma psicanálise.

  1. Tem pressa? As psicoterapias são mais rápidas, pois têm objetivos, e propósitos, mais focados e específicos.
  2. Dependendo de quanto está disposto/a a investir, em termos de tempo e dinheiro, a psicanálise é um método mais caro, e que exige maior dedicação de tempo.
  3. A psicanálise é uma psicoterapia longa. Para ter resultados consistentes são necessários alguns anos.
  1. Que tipo de pessoa é você?

A psicanálise adapta-se bem a pessoas curiosas sobre si próprias, mas não é indicada para pessoas que querem respostas imediatas, ou a cura instantânea.

  1. O que espera do seu Psicoterapeuta?

O psicanalista convidará o paciente a responsabilizar-se por si próprio, pelos seus horários e honorários, pelo seu crescimento, pelas suas decisões.

Psicoterapeutas, em linhas gerais, tendem a ser complacentes. Por exemplo, não cobram faltas, isto é, quando falta à sessão, o cliente pode não pagar.

Investigue, atentamente, o que está a pretender, converse com profissionais de um e de outro método de trabalho, e faça a sua escolha!

Agora, se está decidida/o a fazer uma psicanálise, ou uma terapia de base psicanalítica, um pouco menos demorada e também, menos exigente e, ainda assim, um pouco mais profunda que uma simples psicoterapia, procure quem esteja disponível para conversar consigo.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.