Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que fazer com minhas limitações?

O que fazer com minhas limitações?
Abjan Gomes/ Wallace Gomes
jul. 17 - 5 min de leitura
040

O que é limitação?

Para o dicionário, limitação é determinação dos limites de uma extensão; demarcação, delimitação.

Figurativamente limitação é ação ou efeito de restringir a certos limites; restrição, contenção. E ainda é substantivo feminino, ausência de perfeição; insuficiência, e essas limitações pode ser diversas. A palavra limitado é um adjetivo restrito de quem possui limite, que sofre com a limitações, reduzido, delimitado.

Gary Burton, 2013, afirma que as limitações podem ser enumeradas.

Podemos pontuar dez principais limitações pessoais que são:

  1.  Ignorar as opiniões divergentes e querer ter sempre o controle da situação;
  2.  Não ser capaz de dizer não, mesmo que isso comprometa seu bem estar ou felicidade; 
  3. Sentir dificuldade de deixar os erros para trás por ser introspectivo e pouco autoconfiante;
  4. Não admitir as próprias falhas, por causa do excesso de autoconfiança e da teimosia;
  5. Ser exigente, implicante e rude, desrespeitando as ideias e opiniões dos outros;
  6. Não conseguir cultivar relacionamentos profundos e expressar emoções;
  7. Viver desmotivado e protelar eternamente as tarefas;
  8. Resistir as mudanças e demonstrar, nervosismos diante das incertezas;
  9. Ser agressivo e raivoso, deixando as emoções se exacerbarem ao se sentir desafiado;
  10. Tomar decisões rápido demais  e ficar entediado direto.

Mas, o que fazer com nossas limitações?

Reconhecer que temos limitações, e as nossas limitações parecem criar impossibilidades de realização e até atividades rotineiras que antes fazíamos, e  aprender a viver a partir dessas limitações é um processo dolorido, necessário ao crescimento.

O que faço com minhas limitações, e como administro as fará a diferença em minha vida. Todos somos limitados, nascemos com diversas limitações, mas o caminho  que trilhamos da aprendizagem, e do desafio pela superação continua, faz a diferença em nossa viver.

Eu tenho limitações... E as minhas limitações tem feito parte continuadamente da minha vida, elas me impedem de permanecer de pé por mais tempo, de fazer caminhada como antes eu fazia, de realizar diversas tarefas domésticas, que outrora eram tão fácil sua realizações.

Entretanto essas limitações me fizeram enxergar onde preciso aprender, crescer, abundar em uma graça milagrosa da confiança em Deus. E como afirma em Jó 38:10: Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos...

Por que na vida acontecem os limites? Qual a finalidade do limite em nosso viver?

Gênesis 2:15-17 - Embora o Senhor tenha lhe concedido liberdade, também estabeleceu limites. E esse limite é para nos aproximar mais de Deus, e reconhecermos nossa fraquezas e pequenez, e enaltecer a soberania de Deus em nós.

Como viver com nossas limitações?

Viver com novas limitações é um processo de aprendizagem diário, limitações que foram geradas a pós acontecimentos trágicos e tristes. É um desafio constante para quem passa a conviver com esse acontecimento.

Reconhecendo que nossas impossibilidades abrem caminho para o novo, nova maneira de se relacionar com as pessoas a nossa volta, nova forma de enxergar a vida, o maior de todos o patrimônio que possuímos. 

Nossas limitações propiciam uma nova forma de interagir e um vislumbre de olhar  em todo nosso segmento, no meio da família, revela como eles nos enxergam, e o que realmente somos, e onde podemos alcançar.

Todos nós somos limitados, não sei quais são suas limitações... Ou apenas limitação... e até o que sua limitação está te impedindo de viver.... Compreender quais aprendizados podemos ter com esse processo fará toda a diferença em toda a nossa vida.

Mas o que fazer com nossas limitações? E como trabalhar um processo de aprendizagem interior com nossas limitações? Eis ai um grande desafio, que algumas circunstâncias da vida pode nos ofertar, o confronto entre o nosso Eu, e as nossas limitações. Entretanto, quero vos convidar a refletirem que todos nós já somos limitados desde o nosso nascimento, a questão é que o novo sempre nos aterrorizam, e as vezes paralisam.

Como gerir nossas limitações? E como passar a viver com as novas limitações que emergem em nosso caminho?

E para aqueles que vivem com alguém, que tem limitações diferentes da sua, precisam ser banhado pelas águas do amor, é preciso mergulhar nas água do amor, da compreensão e do reconhecimento que, somos parte de um corpo, e cada um de nós somos membros desse corpo, e que o funcionamento do corpo só alcança a plenitude quando cada membro faz sua parte.

Enfim, tudo para se tornar perfeito redunda no amor, transborda no amor, e derrama- se em amor. Por onde passar o rio do amor coisa grandiosa acontece. Existe um rio onde o amor fluir e perpetua vida. Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá.

Ezequiel 47:9

Que diariamente sejamos banhado por esse rio que traz vida e esperança, onde parece impossível fluir vida.
 

 

 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.