Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O QUE FAZER QUANDO NOSSOS FILHOS RECEBEM UM DIAGNÓSTICO?

O QUE FAZER QUANDO NOSSOS FILHOS RECEBEM UM DIAGNÓSTICO?
OLINDA GUEDES
fev. 27 - 4 min de leitura
0170

 

Uma estimada aluna enviou-me a seguinte mensagem num grupo de whatsApp de Florais de Bach que temos:

"Ontem tivemos o primeiro diagnóstico.

Foi bem difícil pra mim mãe ter que reconhecer que minha princesa precisa de ajuda. Mas o pai não acredita. Então vou buscar agora outras opiniões pra poder começar o tratamento. Mas ontem a fono viu muitos sinais do espectro. Sabe mestra, penso que Deus me conduziu até o saber sistêmico, no ano passado, pra poder ter esse suporte pra passar pelo que estamos passando se forma mais funcional"      e completa:   "para ver a vida além do aparente."

Buquês de noivaQuerida!

Também sou mãe, é sabido.  E amo anunciar isto por questão de simples e incrível realização de um sonho, sempre desejei ter filhos, uma família real, uma mesa cheia de gente proseando, socializando.  Hoje eu tenho sete bom dia, sete boa noite, sete "Bênção, Mamain."  ...  e assim sigo feliz e contente.

Um jardim não é feito só de flores lindas. É preciso muita dedicação, um árduo trabalho, por vezes, invisível. Mas, olha, resulta!

Poderia prosseguir em minha metáfora, contação de histórias o dia inteiro. Mas, aqui importa sua vida e de sua filha e de seu marido. Importa sua família e o futuro.

Tudo na vida acontece num santuário que chamamos agora.  É ali que tudo acontece,  a transmutação das dores, o sucesso do amanhã, as alegrias do presente.

Camila Maria estuda por meio do método Kumon. Sempre digo a ela que se tempo eu tivesse, eu também o faria porque é tão bom aprender lógica, outro idioma.  Sempre aprendemos quando estudamos. Como é bom encontrar metodologias e profissionais experientes.

Todos fazem Jiu-Jitsu aqui.  Todos porque até eu fico lá assistindo, aplaudindo, perguntando e as vezes até dou um pulinhos e ajudo inventar uns nomes para alguns golpes que surgem. A gente se diverte para valer porque o professor também é muito, muito bacana, bacana e competente! Faixa preta.

Intervenções eficazes ajudam sempre. 

Rótulos precisam muita cautela, sabedoria.  Por isso não sou afeita a diagnósticos.  Prefiro observar a situação, buscar intervenções apropriadas, observar atentamente os resultados e ir ajustando.

Você já ouviu a expressão popular que canja de galinha e conselho de mãe não faz mal para ninguém?   é sobre isto.

Entendo que seu marido está coberto de razão em não acreditar no diagnóstico. Eu nunca acreditei que Nina tem paralisia cerebral severa.   É tão bom vibrar no sim, nos milagres, no campo da infinita perfeição.

Contudo, vi com meus olhos, ouvi com meus ouvidos e percebi com todo meu ser como é a configuração cerebral dela e totalmente alinhada com o que aprendi e ensino partimos para a obediência, disciplina, dedicação, paciência.

As fisioterapias são ótimas, terapia ocupacional incrível, musicoterapeuta tão bacana que até eu tenho vontade de lá ir.  Isto só faz bem!    Para todos nós.

Como não haveria de fazer bem para alguém que precisa?

Será que me fiz entender?

Ah, além das recomendações médicas seguimos também nossa intuição e poesia: bastante amor, canto, dança, esportes, rolar na grama, ir até as vaquinhas sempre que podemos,  brincar com os gatos e Kiarinha, uma linda cachorrinha da Dinda. Também massagem reparentalizadora sistêmica, oração, Florais de Bach, Homeopatia, dieta alimentar o mais  apropriada possível para uma vida saudável.

Quem não gostaria destas oportunidades e paparicos todos?

Ah, simplesmente amo.

Um abraço de mãe para mãe.  Com flores de lavanda.

Olinda Guedes

 

 

 


Denunciar publicação
    0170

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.