As noites escuras da alma acontecem quando passamos pela escuridão, nos sentimos sem saída e parece que nosso mundo desabou, nos sentimos sós, abandonados, ninguém pode nos compreender, sentimos medo da vida e da morte. Sentimos incertezas, conflitos, preocupações, perdas.
É uma passagem em que a nossa alma faz pela escuridão. O caos, o desespero, a aflição, os medos existenciais, nos forçam a mudar nossa vida dramaticamente.
Nesse período passamos por uma reavaliação de nossos hábitos, costumes e crenças já vividos.
Quando aceitamos esse momento difícil, essa dura lição, esse remédio amargo e enfrentamos a situação, conseguimos transformá-la em poder de cura.
Uma das noites escura da minha alma, foi quando estava no hospital maternidade para ganhar minha terceira filha. Após o terceiro dia que iríamos voltar para casa, os médicos pediatras me deram a notícia que ela tinha um problema no coração e naquele momento estava sendo providenciado uma cirurgia de urgência para ela.
Minha alma se escureceu de tanta dor.
Um pequeno ser de Deus tão frágil que acaba de nascer ter que passar por uma cirurgia tão complicada ,uma grande noite escura se abateu sobre nós naquele momento. Somente a fé em Deus nestes momentos nos dá forças para superar.