Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

o rojão e o rabo do cachorro

o rojão e o rabo do cachorro
OLINDA GUEDES
nov. 5 - 4 min de leitura
0170

Eu e meu esposo andamos exaustos...
Nosso filho tem nos testado diariamente...

Li isso e fiz disso uma página.  Talvez ajude, talvez seja de proveito.

Gosto de cartas, gosto de correspondências. Lembra reciprocidade.

Entendo perfeitamente ...
Até nós pais descobrirmos que podemos simplesmente viver...  orientar, instruir, confiar... e admirar... já somos avós.

É bom... há esperança!  risos...

Contudo, até entendermos isso são momentos de exaustão...como um pássaro ao por do sol, esperando, silente, o alento da noite.

Verdade também... minha avó dizia que tudo é festa no primeiro almoço. Vê-se mesmo o amor depois de um saco de sessenta quilos de sal consumidos, ingeridos, engolidos...   tudo o mais.  

Quando nos sentimos seguros deixamos nossas feridas aparecerem. Mostramos quem realmente somos, na esperança de sermos amados mesmo assim e que esse amor nos devolva o melhor de nós, porque também sentimos falta de sermos pessoas felizes, funcionais...

Ainda com pouca maturidade neurológica e muito sofrimento fazemos trilhões de pedidos de socorro. Lembro de um tio meu amarrando rojão no rabo de um pobre e indefeso cão.  Meu avô ficava indignado, mas meu tio era o próprio rabo do cachorro...  rejeitado, desamado, excluído, raspinha do tacho.. etc e tudo de desagradável. Ele queria ser visto. Ninguém gosta de ser a mosca do cocô do cavalo do bandido.

Castigo não presta.

Não leva a lugar nenhum. Ensinar amar o cachorro, com ou sem cauda, a fazer bom uso dos fogos de artifício, da criatividade... transformar travessuras em humor e alegria...   essa é a arte, a grande arte de sermos guardiões de nossos filhos.

Não tem que querer ser bons pais. Tem que sê-lo. Ser excelentes pais, só assim eles poderão ser filhos, boas e felizes pessoas.

Diante de peraltices, principalmente aquelas que invadem o bem estar alheio, há que ser firme e rigoroso. Não há explicações. Não pode e pronto. Empatia!  Vai lá limpar a merda que fez e curar o joelho do colega. Peça desculpas sinceras e volte aqui para ajudar a terminar de lavar a louça.

Rigor!  Já ouviu falar nisto?  Funciona que só vendo.

Pais bonzinhos geralmente se tornam exaustos em pouco tempo. Exaustão é totalmente contrário ao amor.

Ah, outra dica:
Antes de dormir não é hora de conversa. É hora de oração, canção, acalanto, histórias lindas de amor e fadas e super heróis.

Vixi!  

e como uma cotovia a cantar, vou ressoando os pensamentos, vertendo em palavras algumas compreensões.. : filhos não nos testam.  Apenas nosso saber e ignorâncias são postos à prova por nós mesmos. Sejamos pacientes, bons e generosos conosco. Porque afinal somos bem humanos também. E não sabemos de muita coisa, só desconfiamos, como dizia o poeta.  

A gente vai praticando, acertando, ajeitando... confiando. Daqui há pouco eles estarão rindo com seus netos e a gente poderá usufruir de bons sentimentos:

- Vim e vivi.  Deu certo. Estamos vivos. Felizes e com saúde.

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina  e Camila Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  É mãe de mais outros cinco príncipes na terra, mais uma princesa que está chegando e quatro anjos no céu.

Peraltices acontecem todos os dias.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola Real de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

 


Denunciar publicação
    0170

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.