[ editar artigo]

O que é a comunidade Saber Sistêmico?

O que é a comunidade Saber Sistêmico?

Desde que o mundo é mundo que os humanos percebem que não faz sentido a vida que não seja em comunidade. Dezenas de filósofos e pensadores explicaram este fato de diversas maneiras diferentes, e independente da razão apresentada uma coisa é inegável: o compartilhamento da vida e das experiências é intuitivo e faz parte da nossa natureza humana.

A Terapia Sistêmica trabalha as relações. Ela compreende o indivíduo juntamente com seu contexto familiar e sociocultural, realçando a complementaridade existente entre os seres humanos.

Sendo uma abordagem relacional, o terapeuta sistêmico interage com o cliente, numa postura de proximidade e sintonia, tendo em vista auxiliá-lo a ampliar a consciência de si e de como sua história pessoal e familiar interfere em seu modo de interpretar a realidade e relacionar-se com ela. Desta forma, diferentes emoções são experimentadas durante cada atendimento.  Assim, é essencial ter presente que o pensar de forma sistêmica pressupõe uma nova forma de olhar o mundo e o ser humano, como em permanente construção e transformação.

Neste sentido, lembramos o educador Paulo Freire, que diz: Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo, o que significa que todos estamos, o tempo todo, em processo de aprendizagem.

Acreditamos que o saber compartilhado nos fortalece, enquanto seres criados para viver em comunidade. Assim, buscamos superar o individualismo e, por meio da aproximação facilitada pela tecnologia, visualizamos na união das pessoas, o caminho para a solução dos problemas.

Entre outras coisas, o conteúdo digital informa, ajuda, traz apoio para as causas das mais variadas e, quando construído colaborativamente, gera também empatia entre os integrantes de um grupo.

É justamente a comunidade a principal beneficiada por esta prática, já que é o compartilhamento de conteúdo que define a identidade dos participantes, além de construir e fortalecer as relações entre eles. É nosso propósito, aqui neste espaço, trocar saberes na área do “cuidar do ser”, a fim de propiciar reflexões sobre nossas práticas, melhor compreender, melhor tratar e fortalecer o trabalho do terapeuta e, deste modo, ampliar sua eficácia e efetividade.

Como Participar?

Como compartilhar nossas experiências no Saber Sistêmico? Como criar um texto, uma postagem?

Pois bem, essa publicação pode acontecer de três maneiras diferentes — Post, Link ou Pergunta. A primeira é o formato de artigo tradicional, como este que você está lendo; a segunda é para o compartilhamento de links externos que sejam úteis para os participantes; e a última para inserção de perguntas relevantes à comunidade e que possam gerar discussões construtivas entre os membros.

Como fazer?

A primeira coisa a fazer é entrar em: https://sabersistemico.com.br e clicar em ENTRAR.

Digite seu e-mail e aprove o link que você receberá em sua caixa de entrada. Esse e-mail tem validade de aproximadamente 2 horas, caso não consiga aprová-lo nesse período, basta repetir o processo e solicitar novamente.

E-mail autorizado, agora você vai preencher o seu perfil, é muito simples. Para isso, basta clicar em ENTRAR novamente, no canto superior direito da primeira página. Em seguida abrirá uma tela para inserir seus dados.

Dentro do seu PERFIL, você terá opção de adicionar uma foto maior e uma foto menor no ícone redondo. A foto menor é a que aparecerá nas postagens externas, em tamanho redondo, ao lado do seu post quando estiver pronto. A foto maior, aparece apenas quando alguém entrar em seu perfil para comentar uma postagem sua.

Descreva o PERFIL BÁSICO e conte um pouco sobre você como, sua profissão, se possui filhos, hábitos, o que tiver vontade de falar.

É uma minibiografia, algo bem simples que descreva você. Aproveite e preencha também as suas redes sociais e site caso possua, para que possa compartilhar seu texto depois de publicado.

Perfil completo, chegou a hora de escrever. Como faço?

Basta clicar ao lado direito superior em ESCREVER e escolher entre post, link ou pergunta.

E após ter escrito meu texto, o que acontece?

Seu texto irá para aprovação. Tenha paciência, pois temos outros textos aguardando também. Mas fique tranquila, ele logo será aprovado e então você poderá compartilhar, caso assim deseje.

 

Feito isso, sejam todos bem vindos!

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Andreza Nalini
Andreza Nalini Seguir

Mídias Sociais- Netser

Ler conteúdo completo
Indicados para você