[ editar artigo]

O saber sistêmico e o papel do cuidador

O saber sistêmico e o papel do cuidador

Partindo da minha própria experiência atual, eu percebi o quanto o saber sistêmico como estilo de vida auxilia nos cuidados com pessoas que estão acamadas e que pouco falam. 

Estou passando por um momento da minha vida muito desafiador, minha mãe com apenas 62 anos sofreu um AVC de tronco encefálico, ou seja, teve muitas sequelas mas não perdeu a consciência. Então venho percebendo o quanto é importante para ela a minha presença, para ajudar no que ela precisa. Consigo ter mais facilidade para compreender o que ela precisa, isso a deixa mais tranquila.

Muito aprendizado tenho tido nesses 2 meses. Também é nítido o quanto é importante termos tudo resolvido com nossos familiares para em que momentos assim tenhamos paz.

Sendo assim, nossa consciência se torna leve, ficamos mais fortes, estamos abertos e livres só para ajudar naquilo que a pessoa realmente precisa nesses momentos, que é muito amor e atenção plena.

Sinto muita gratidão por este momento tão especial, lógico que sofro por vê-la passar pelo sofrimento, mas é algo mais leve, me sinto mais madura diante da situação.  Gratidão!

Oli Matos

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você