Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Oficina Emagrecimento

Oficina Emagrecimento
Neiva Maria de Mattos
jan. 30 - 3 min de leitura
080

Partindo do significado das palavras, onde oficina significa “local de uma atividade laboral” e emagrecimento quer dizer “perda de gordura; diminuição do peso do corpo”, esta oficina que consiste em diversas “lives” (aulas ao vivo) que a professora Olinda Guedes nos oferece logo ao amanhecer das terças e sextas, de onde ela estiver, para mim tem o significado de “trabalhar com o corpo ou para o corpo”, buscando uma mudança que vai além do corpo.

Não é só sobre ficar magra (o) ou diminuir pesos e medidas. É sobre ficar leve na mente e na alma. É sobre viver a vida com leveza. É sobre perceber, de repente, que não preciso mais tomar os comprimidos de Omeprazol, que vinha ingerindo há aproximadamente cinco anos, por conta de episódios de refluxo. Esse é um alívio que não tem preço.

Eu não sei quanto era o meu peso quando comecei a trabalhar o corpo junto com esse grupo maravilhoso e essa professora linda, pois eu já estava em um processo de emagrecimento por conta de um tratamento dentário que me obrigou, temporariamente, a deixar de comer churrasco, pipoca e pão, e mesmo percebendo a diminuição do peso eu ficava insatisfeita. Mas a providência apresentou-me essa oportunidade de pensar, refletir sobre o que estava acontecendo e o que eu poderia fazer. Não preciso nem dizer que tornei-me fiel seguidora das aulas ao vivo.

E a minha maior alegria é perceber a mudança de pensamento. Evitar consumir doces, bolos e sorvetes com tanta frequência deixou de ser sacrifício para significar vitória (não perder). A aula que tratou sobre esse assunto me fez sentir envergonhada devido a minha convivência com os alunos e o nível de obediência que exijo deles quanto as regras e combinados. Outras aulas me impactaram muito, principalmente quando fala sobre alimentos saudáveis e pratos, louças e utensílios bonitos, pois tudo traz uma intencionalidade de ser agradável, de tornar prazeroso o ato de alimentar-se.

Mas a última aula, que tratou o corpo como o único local que temos para viver, foi um espetáculo à parte. Orar com meu corpo dizendo: Querido corpo eu te cuido como se fosse o meu jardim, eu te curo, eu te honro com uma dieta que te traz saúde, foi emocionante.

Desde criança aprendi, que para os que professam a fé cristã, o nosso corpo é templo do Espírito Santo. Imagine que se o próprio Deus, a autoridade da minha vida, o amor da minha vida, diz que vem morar em minha casa, se eu não iria arrumar a casa, deixar tudo da forma mais agradável!!!

E assim sigo nesse aprendizado constante de que a vida pode ser cada vez mais feliz. E quando penso no meu trabalho, que querendo ou não, influencia a opinião dos que convivem comigo, sinto que ser saudável, manter hábitos saudáveis é mais do que vontade e querer, é também uma responsabilidade.

Gratidão... Gratidão... Gratidão.

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    080

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.