Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ONDE A FELICIDADE É MEDIDA PELO FIB - FELICIDADE INTERNA BRUTA

ONDE A FELICIDADE É MEDIDA PELO FIB - FELICIDADE INTERNA BRUTA
Aneci Gerda Gerhardt Da Rosa
dez. 1 - 2 min de leitura
000

A origem do FIB (Felicidade Interna Bruta) vem do Butão, um pequeno país localizado no Himalaia, entre a Índia e a China. O FIB é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB).

Este termo foi criado pelo rei do Butão, Jigme Singye Wangchuk, em 1872, devido a críticas ao seu PIB que crescia miseravelmente. Se deu devido a criação do compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do país. Assim, o cálculo da “riqueza” deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade da vida das pessoas.

O bem estar é colocado acima de qualquer interesse econômico. O reino é simples e segundo a Nações Unidas está entre as nações mais pobres do mundo. Com a filosofia de colocar a felicidade do povo acima dos índices do Produto Interno Bruto (PIB), regido com grande sensibilidade. O salário mínimo gira em torno de US$ 100.

Os critérios avaliativos do governo são realizados através do desenvolvimento econômico sustentável, preservação das tradições, conservação do ambiente e bom governo. A responsabilidade do planejamento do bem estar de todos é realizado através do Ministério da Felicidade.

Butão se encontra entre as 10 nações mais felizes do mundo, tem baixos índices de violência, nas ruas não há mendigos e a fome é zero entre a sua população de 700 mil habitantes.

Observa-se vários países emergentes que apresentam avanços e progresso no aumento do PIB, mas a felicidade desses povos não evoluiu na mesma proporção. Muitos sofrem de ansiedade, depressão, entre outras doenças psicossomáticas.

Ao observarmos estas realidades podemos nos perguntar o que realmente faz a felicidade.

Referência:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2018/02/conheca-o-butao-pais-em-que-a-prosperidade-e-medida-pela-fib-a-felicidade-interna-bruta-cjduj02d602sh01rvfosc30or.html acesso em 24/11/2020


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.