“Quem se importa serve. Só serve quem se importa.”
Bert Hellinger cita Cinco Ordens da Ajuda:
- Auxiliar na medida que pode;
- Tomar a realidade como ela é (considera o todo para encontrar uma solução possível);
- Tratar o outro como adulto (amadurecido, como adulto, como iguais);
- Quando ouvir a queixa do paciente, não considere somente o agora, considere todo o sistema e antepassados – cliente é parte do todo.
Você só pode ajudar alguém e ao sistema da pessoa, se tiver um bom lugar no seu coração para a questão. Sem julgamentos. Reconhecer no seu coração para depois ajudar.
Nas constelações existe uma gramática que traz a luz alguns movimentos. A leitura dos movimentos que o campo informa podem surgir desde o agendamento da sessão até o final dela. Cabe ao Constelador ter conhecimento suficiente para que esta leitura possa acontecer.
A partir do atendimento, o trabalho pode transcorrer com frases de solução que podem ter direcionamento para pertencimento, compensação e ordem. As frases não são prontas, nem tão pouco decoradas, representam o que o cliente necessita naquele momento.
Quando a constelação termina, é importante, que haja um bom fechamento com questões: Como você está? O que você leva daqui? O que você esperava e o que recebeu?
É preciso ter cuidado para encerrar o atendimento.