Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quem se importa, serve!

Quem se importa, serve!
Sandy Duwe dos Santos
jan. 5 - 3 min de leitura
0110

>> Conclusão Mód. 8 - Ordens da Ajuda

No nosso último módulo nós aprendemos sobre as ordens da ajuda. 

Na nossa primeira aula, aprendemos que Bert Hellinger dividiu essas ordens em 5 tipos. Sendo: 

  1. Você só pode oferecer aquilo que tem é só pode pedir aquilo que realmente necessita;
  2. Tomar a realidade como ela é, aprendendo olhar para essa realidade como um todo;
  3. Tratar o outro como adulto;
  4. Não considerar as situações somente no tempo “aqui e agora”, mas olhar para toda a história do sistema;
  5. Você só pode ajudar alguém quando der um lugar no seu coração, sem julgamento.

Estas ordens nos fazem compreender que o crescimento humano é desafiante mas também é recompensador. Todos os terapeutas devem estudar seus clientes, não colocá-los como “certo” ou “errado” da história, mas olhar para além do aparente, dentro do sistema, pois todos nós fazemos parte de um grande todo.

Na segunda aula nós aprendemos as gramáticas das constelações, como reconhecer os sinais que o nosso cliente apresenta, desde o agendamento da sessão, a questão do tempo, do dinheiro, do uso das palavras, do silêncio, da inadimplência... todos esses pequenos detalhes são gramáticas das constelações que precisam ser compreendidas.

Durante a aula 3 nós aprendemos sobre as frases para soluções, pois as palavras nascem do coração do terapeuta e encontram o do cliente, por esse motivo tudo o que toca o coração transforma, completa, constela.

É o motivo pela qual a nossa mestra deseja que escrevamos poesias, leiamos poesias, estudemos e compreendamos as filosofias, no intuito de aprimorar as frases e o uso das palavras de forma que possam acalentar o coração do cliente. Na maioria das vezes as frases não precisam ser complexas, o simples também tem grande efeito em nossos corações. A arte salva vidas!

Durante esse módulo aprendemos como ajudar uma pessoa, por isso a aula 4 apresenta a importância com o cuidado que devemos ter após as constelações. 

É importante que o constelador sistêmico se importe com o cliente, que no final da sessão pergunte: como você está? O que você veio buscar é o que você está levando? Aquilo que você esperava, você recebeu? São maneiras de demonstrar que nos importamos e também de dar espaço ao cliente para um feedback

É preciso um relacionamento maior com o cliente, é preciso ajudar o cliente a cuidar de si, recomendando filmes, livros, norteando no que ele poderia fazer na sequência, mostrando que ele não está sozinho.

Por último, na aula 5, aprendemos orientações em como realizar um atendimento online, visando facilitar meios para o terapeuta e para o cliente, sem criar dificuldades. Orientar o cliente de que as sessões precisam de privacidade, de um lugar confortável, talvez com um copo d'água e lenço, boa iluminação... coisas que o deixarão a vontade.

Se eu pudesse resumir esse módulo em uma frase, eu ousaria pegar emprestada a da mestra: “Quem serve se importa e quem se importa serve”. 

Precisamos fazer das constelações mais que uma profissão, precisamos fazê-la um estilo de vida, consteladores sistêmicos devem agir de forma sistêmica pois “palavras são preces e atitudes são decretos”.

Seja para outros aquilo que você deseja que sejam com você.


Denunciar publicação
    0110

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.