[ editar artigo]

Ordens do amor – Ser Educadora

Ordens do amor – Ser Educadora

Trilhar o caminho de aprendizagem e cura por meio das constelações familiares sistêmicas fenomenológicas, me faz olhar para tudo que foi, do jeito que foi, com muito amor.

Como encerramento do módulo 2, reflito sobre minha profissão e o papel dos educadores, momento tão propício neste mês, nesta pandemia, ou, em todas as circunstâncias.

Coloco-me na posição de meditação, encontro o meu centro, posiciono-me como adulto, sinto raízes profundas que brotam das plantas dos seus pés.

Bem atrás de mim sinto a presença dos meus pais. Vejo-me como pequena recebendo as bênçãos dos meus primeiros educadores. Quanta gratidão ter a vida e tudo a mais que meus pais me deram.

Minha mãe do lado esquerdo e meu pai do lado direito.

Imagino a minha frente o meu coração. Peço permissão para minha mente para ser guiada pelo meu coração.

Abro as portas e as janelas do meu coração e vejo o meu altar. Este é um lugar que é só meu. Coloco rosas brancas representando a pureza, a inocência, a relação eterna de um aluno e seu professor, acendo velas coloridas para aquecer o meu altar.

Neste momento, abro uma tela de cinema e neste filme aparecem todos os meus professores. Olho para todos eles. Todos!!!

Alguns sorrindo, outros mais sérios. Incluo um lugar para os que eu não lembro. Reconheço que todos fazem parte, inclusive os deixaram marcas negativas ou traumas. Hoje sou esta mulher graças a todos, aos recursos e aprendizagens que desenvolvi com todas as experiências.

Olho atrás de cada um dos meus professores e vejo o papai e mamãe de cada um. Sim, eles são pessoas comuns. Humildemente e com compaixão digo um sim a tudo que aconteceu, como aconteceu.

Dou bom lugar no meu coração, no meu altar, a todos os pensamentos, sentimentos e movimentos que se apresentam. Deixo no passado o sofrimento e fico com tudo que me completa.

Imagino minha professora alfabetizadora. Ela me acompanha até hoje. Queridos professores eu vejo todos vocês e os levo comigo.

Queridos professores eu fico com o que vocês me ensinaram além do mundo da leitura e da escrita, fico com o respeito, a empatia e a tolerância.  Faço uma pequena reverência em gratidão a vida de cada um.

charity: water - ethiopia - By scott harrison

Agradeço o sistema de todos vocês. Agradeço pois vocês foram os professores certos para mim. Percebo em minhas mãos muitos corações.

Coloco nestes corações muitos sentimentos: gratidão, perseverança, afeto, compaixão, amor, felicidade...

Levanto a mão em direção a boca e sopro os corações para os meus amados professores e imagino estes balões chegando a cada um deles. Imagino o semblante dos meus professores recebendo o meu amor, o meu reconhecimento, o meu afeto.

Uau! Valeu!!! Deu tudo certo!!!

Agora viro-me e vejo uma fonte de luz. Dou pequenos passos e entro em sintonia com a minha escolha, o meu propósito de vida, inspiro, vejo, sinto, foi a profissão que me escolheu.

Estou a serviço!!! Sou um instrumento de paz.

Nosso querido mestre Paulo Freire disse “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Sou educadora e faço da escola um santuário, um espaço ecumênico, o coração da sociedade.

Sou educadora sistêmica, aprendo e ensino com felicidade.

Quem compartilha o que sabe, muda a vida de quem aprende. Eu recebo e dou! Dou e recebo! Recebo e dou!!

Sou educadora!

Guio o desenvolvimento dos meus alunos e deixe um espaço para que ele encontre a sua resposta.

Sou luz e sou amor!

Todos fazem parte, todos pertencem, todos têm o seu lugar. Vamos juntos transcender o espaço escolar.

Educar é uma ação sagrada.

Sinto a força dos meus mestres e olho para a fonte de luz que mostra infinitas possibilidades para tocar muitas vidas.

Assim é. Assim seja, Amém!

Larissa Pedrina Berdu

 

I'm Participating in the Global 6K for Water. Will you? // Tried and Tasty | #sponsored

#mod02  #educador  #ordens do amor

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você