[ editar artigo]

Orgulho de Proprietário

Orgulho de Proprietário

Nós gostamos de mostrar as nossas conquistas. Deixamos que outros participem da nossa alegria por elas. Se eles se alegram, então nós nos alegramos ainda mais.

Estamos fazendo alarde com isso? É claro que sim. Uma árvore também o faz quando, no outono, abundantemente carregada com a conquista do ano, suas frutas caem servindo com sua vida assim mesmo e a muitas outras.

Preferiríamos uma árvore parcialmente murcha com uma colheita escassa? Ela ainda pode nos dar alegria? Ela pensa realmente nisso? Nós nos alegramos quando outros mostram sua pobreza ou a negligência com que deixam que algo malogre, sem cuidados, seja arruinado? Isso seria um estímulo para nós? Isso nos convida a imitá-lo?

Quem se orgulha de suas conquistas, cuida delas. Cuidar de seus êxitos, os conserva e os multiplica, sendo estimulado a conquistas maiores.

É diferente quando alguém esconde seus êxitos de outros porque tem medo que tenham inveja deles. Ele ainda vai multiplicá-los? Ele somente os possui e ficar sentado em cima disso como Fafner, o verme, na ópera Siegfried de Wagner, sobre o tesouro dos Nibelungos. Ele o desfrutava? Causava alegria aos outros com isso? Era realmente rico com isso?

Quem tem orgulho de suas posses e daquilo que conquistou permite que os outros também participem delas. Gasta em abundância. Atrai outros com seu orgulho e com o que tem a oferecer e oferece. Eles o admiram.

Uma outra pergunta é: o que acontece conosco quando ficamos orgulhosos com as nossas conquistas?

Por dentro nós sentimos amplos, abundantes, tanto mas quanto partilharmos com outros. Esse orgulho de proprietário é alegria de viver que arrebata, e alegria de viver que transborda.

Existe também um orgulho espiritual de proprietário, com o qual nos alegramos, do qual deixamos que muitos outros participem. É um orgulho de uma habilidade especial. Por exemplo, quando alguém consegue fazer uma obra de arte ou um músico domina completamente o seu instrumento. Somente porque se orgulha de sua capacidade atrai outros quando toca, orgulhoso de poder tocar algo para alegria de todos.

Especialmente belo é o orgulho de proprietário nos pais, quando o mostram pelo seus filhos. Eles são a maior conquista. Seu orgulho de proprietário é amor. Não porque sejam melhores do que outros pais. Todos os pais são igualmente bons. Eles têm o mesmo motivo para ter orgulho de seus filhos.

O que passa com os filhos quando seus pais se orgulham deles? Ficam radiantes e 60 e mais intimamente ligados a eles, ligado com êxito.

Na Bíblia se diz de Deus: "Deus viu tudo o que fez e viu que tudo era muito bom." que orgulho de proprietário, quanto amor!

Podemos imitá-lo, sendo orgulhosos em seguir a sua imagem? Para sermos orgulhosos de forma transbordante, com amor por tudo o que conseguimos? Sermos orgulhosos e gratos, felizes, unidos com sua criação e com seu orgulho de proprietário?

 

Bert Hellinger

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Suzana Langner
Suzana Langner Seguir

Amor e perseverança

Ler conteúdo completo
Indicados para você