Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os benefícios dos vínculos afetivos

Os benefícios dos vínculos afetivos
Abjan Gomes/ Wallace Gomes
fev. 20 - 7 min de leitura
000

Vínculos, um elo emocionante gerado entre dois seres humanos, onde o amor potencializa esse cordão e gera a força motriz para seu crescimento.

O homem no processo de maturação e desenvolvimento, inevitavelmente tornou-se um ser relacional, ou seja, tende a necessidade de interação como uma escolha, uma pessoa, um sentimento, e em diversas vezes até em situações.

A partir dessa transformação há abertura de precedente para o surgir dos vínculos, a importância e suas necessidades. O que esses vínculos fortalecem, e quais o bem-estar que eles propiciam ao ser humano?

Sabemos que desde o ventre materno, se identificam os primeiros vínculos estabelecidos pelo indivíduo. A necessidade dos mesmos se perpetuam por toda a vida. Quando no início da formação do zigoto que é a célula diploide, resultante da união dos núcleos de duas células mutuamente resultando no acontecimento embrionário. Sendo notável identificar que desde o início da formação humana, necessita de um vínculo para se gerar um novo ser, tornando possível essa identificação por várias maneiras, como o vínculo estabelecido desde o ventre materno, sendo evidenciado pelo cordão umbilical. É a partir desse pressuposto, que podemos refletir a importância da construção, formação e o estabelecer dos vínculos. E a saúde, desse novo ser, no ventre da mulher é condicionado desse cordão umbilical. Se for nutrido e forte, terá vida e saúde, se o cordão é frágil, haverá fragilidade no feto, refletindo assim naquele ser que ali se desenvolve. 

Ao nascermos, surge outros vínculos, que se constroem, por meio das relações, que o indivíduo estabelece vivenciando em seu crescimento emocional, físico e psico... logo pessoas e eventos significativos podem marcar profundamente uma vida, em uma trajetória ímpar e muito pessoal, no palco da vida, sendo possível expandir suas potencialidades afetivas e emocionais. E ainda se ficar preso a determinada situação e sentimento não resolvido, pode até ser possível transformar-se a si mesmo, intervindo em sua história e sociedade, quando esse conhece a si mesmo e o seu ambiente social externo, confortando com a própria realidade, é palpável ao sujeito construir com coesão sua experiência, e atua em sua historicidade.

Recriando a si mesmo por meio desse pequeno fio chamado vínculo afetivo, tecido pelo amor, que impulsiona a realização de nova modelagem na vida, e a possibilidade para novos recomeços. Sendo preciso reunir e buscar a força necessária para o enfrentamento dessa jornada. O nosso elo de amor constrói toda essa força. Verdade é que o amor é um sentimento que impulsiona e estimula a fé, força e coragem, capaz de levantar um ser humano prostrado, perdido para um alcançar de conquistas e recuperação. 

Mesmo que essa pessoa tenha vivido, ou sofrido situações humilhantes e constrangedoras, os benefícios desses vínculos podam curar isso e abrir espaço para a construção de uma nova história, com um olhar da lente da dignidade humana, pois a fonte do amor, permeia sua vida e norteia o caminho ao perdão.

Para não carregarmos no nosso interior aqueles que contribuirão para tudo isso, sendo possível um repensar nos acontecimentos como um caminho a aprendizagem pessoal, e uma evolução na alma, gerando uma dignidade maior em seu ser.    

Como é possível por meio de um vínculo afetivo, emocional e pisco recriar uma ligação amistosa para esse enfrentamento da mente e de um pensar fluente?

É imprescindível destacar que não há duas mentes diferenciadas tratando apenas de duas esferas de atividades dentro de uma única mente. Sua mente consciente é a mente racional, ou seja, a área da mente que faz as escolhas e as opções como a escolha de um livro, um filme... essas decisões são tomadas pela sua mente consciente.

Por outro lado, seu coração é mantido automaticamente a funcionar e os processos de digestão, sem qualquer processo consciente de sua parte. O seu subconsciente aceita tudo que lhe é impresso no pensamento, ou seja, aquilo que você conscientemente acredita e não apresenta argumentos contraditórios.

A mente é como terra fértil, aceita quaisquer sementes, boas ou ruins. Os pensamentos são ativos e podem ser considerados a sementes. Pensamentos negativos e destrutivos continuam a fervilhar na sua mente subconsciente e na devida ocasião emergir na experiência exterior que lhe corresponde.

A mente subconsciente reage de acordo com a natureza, aos seus pensamentos em sugestões, não preocupando- se em definir pensamentos bons ou ruins... o que você aceita como verdadeiro, ele reconhece como verdade absoluta.

Utilizando dessa descoberta, penso nos vínculos familiares como fonte de vida e luz, e me reconheço como particular dessa célula, me reintegro as memórias transgeracionais, busco as emoções resultantes de experiência transmitida de gerações que sou um ser curado, tenho saúde divina, e que um dia foi ofertado saúde divina.

Recebo no presente, de braços abertos, o que a família me oferta por meio das vivência de acolhida e amor, onde torno possível reconstruir um novo recomeço em minha vida, um começo, onde a presença de seres iluminados por Deus são capazes de devolver a força motriz para sobreviver a esse acontecimento dolorido, que roubo de mim outrora, dias melhores e saudáveis.

Redireciono a dimensão desse amor as dores que me atacam e a submeto a um pensar que super abunde em amor, onde tudo rumina, em um meditar em coisas boas, sendo realizado por meio de minhas ações. 

Assim, aqui fica registrado uma eterna gratidão a Deus, família (pais/filho) e equipe multidisciplinar, que tem sido bálsamo para minha alma, impulsionando a minha vida, a superação, diante de todas essas adversidades que sobreveio após o acidente, e por um breve período de tempo me paralisou. E assim, emerge em meu ser um novo subconsciente, me ensinando a caminhar em meio as adversidades, com uma força inigualável para nortear caminhos a minha vida. Gratidão a Deus por essa experiência, pelo presente da vida concebido e ofertado, e por todos vocês, que permeiam meu caminho de luz em meio a escuridão. 

Aqueles que me ensinaram a crescer, nessa trajetória da vida, e revelaram o real significado do amor, que é reconhecer o perdão como uma dádiva da vida, onde após o perdão tornou-se possível curar feridas. E a enxergar o quanto somos pequeninos diante da vida. E não existe gigante em meio as adversidades, nem idade, apenas coração que almeja ser tocado pelo amor, seja ofertado por adulto, jovem ou pequenino como você (filho).

Por certo, esse é o almejar maior de todos, uma vida permeada pelo amor. Um amor capaz de mover uma pessoa do local onde está prostrado para um lugar de sonhos e conquistas. Reconhecendo que não existe forte diante da dor, mas a força do amor nos torna imbatível nas adversidades.  Amo vocês e amarei até os céus, meu presente maior são vocês. 

Jan Gomes

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.