Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os fundamentos da autopoiese

Os fundamentos da autopoiese
Suzana Langner
set. 4 - 2 min de leitura
000

Uma unidade autopoiética é a organização mais elementar do organismo. Ela pode ser definida como um sistema capaz de sustentar em virtude de uma rede de reações que, continuamente, regeneram os componentes – e isso de dentro de uma fronteira de “fabricação própria”. Podemos dizer, em outras palavras que, o produto de um sistema autopoiético é sua própria auto-organização. Também podemos dizer que esse sistema corresponde a uma lógica cíclica, a lógica cíclica do eu (Luisi, Maturana e Varela).

Mais uma vez, o que é verdadeiro para a vida celular pode ser considerado verdadeiro para qualquer forma de vida. A literatura básica distingue entre sistemas autupoéticos de primeira ordem e de segunda ordem (pluricelulares e multicelulares). Desse modo, um órgão como o coração pode ser considerado um sistema autopoiético, pois ele é capaz de se auto sustentar por meio de uma serie de processos que regeneram todos os componentes dentro de suas próprias fronteiras.

Por outro lado, esse complexo sistema autopoiético. Para nós, é importante ver aqui a relação com a visão sistêmica da vida: Podemos agora dizer que a vida, mais precisamente, pode ser considerada como uma sistema de sistemas autopoiéticos interligados.

A relação entre autopoiese, fechamento operacional, lógica circular e autonomia biológica também é importante. A autopoiese é a auto organização particular da vida que especifica os processos que, dentro de uma lógica circular, permitem a regeneração dos componentes. Então, a noção de autonomia biológica também significa que o organismo vivo é um sistema operacionalmente fechado com uma lógica circular.

 

A Visão Sistemica da Vida. Fritjof Capra, Pier Luighi Luisi

A Visão Sistêmica da Vida: Uma Concepção Unificada E Suas Implicações  Filosóficas, Políticas, Sociais E Econômicas | Amazon.com.br

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.