Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

OS NÚMEROS DA MORTE E SUA INFINITUDE

OS NÚMEROS DA MORTE E SUA INFINITUDE
Simone Belkis
mar. 24 - 3 min de leitura
020

Eu tenho observado, desde que começou a campanha de vacinação, que os jornais vêm apresentando os rankings das cidades que estão na frente em número de vacinas aplicadas. E isso me chamou atenção. Mas, não é só isso. Todos os dias são contabilizados os números de internações, mortes, curas. Infinitos são esses números.

Eu entendo que até certo ponto, essas informações são, inclusive, de utilidade pública. Todos temos o direito (e o dever) de saber o que se passa ao nosso redor. Mas, até que ponto isso de válido passa a ser um mal maior?

Para quem conhece um pouco de metafísica, sabe-se que aquilo a que damos atenção cresce. Eu sei que esse é um tema difícil e se torna até ingrato, uma vez que nós seres humanos não conseguimos, em nossa maioria, controlar o fluxo de pensamentos. Mas, já que construímos nossa realidade por meio desse recurso, penso que ao menos refletir sobre o caso seja necessário.

É sabido já que a mídia sempre fez uso da repetição, generalização e omissão  (entre outras ferramentas) para manipular os interesses públicos, mas até que ponto esses seres sabem o quanto isso funciona, inclusive, contra eles mesmos?

É difícil não pensar que, como não vemos o quadro todo, estamos afundando o barco ao mesmo tempo que remamos na tentativa de salvação. Errar é humano, mas a humanidade está indo longe demais.

Podemos, também, contabilizar em números o descaso de uma parcela da população, pelo valor crescente dos milhares de reais que serão pagos em multas por desrespeito aos protocolos. Festas de fim de semana, uso incorreto ou não  de máscaras, aglomerações, pessoas batendo perna nas ruas porque cansam de ficar em casa. 

Eu poderia dizer que é fácil entender, pois que a Psicologia, as Ciências e a Espiritualidade explicam, mas aceitar está um pouco mais difícil. Porque quando contabilizamos, vendo apenas números, desconhecemos as histórias de cada uma das pessoas vacinadas, dos negacionistas, dos mortos e seus familiares.

Há vidas ceifadas ou, no mínimo, prejudicadas por trás de cada um desses números, e da frieza que eles terminam por representar em suas tabelas ou gráficos.

A dor, o medo, as perdas não são estatisticamente contados, mas crescem nos corações dos que ficam, dos que tentam salvar vidas, até nos daqueles que negam seus medos e olham para o abismo, achando que o mesmo não olha para eles.

Eu poderia dizer agora: é preciso despertar. Todos estamos dizendo isso, pelo menos os que têm um mínimo de consciência de sua responsabilidade e de seu livre-arbítrio. Mas, de nada serve apelar para o bom senso de quem não o tem, daquele que prefere fechar os olhos, como uma criança que pensa que por não ver, não é vista.

É pena que seja assim, somos seres incríveis e maravilhosos, cegados por nossa finitude e idolatrando os números com sua infinitude. E assim, eles vão vencer, porque eles não têm fim, mas a vida, tal como a conhecemos, sim.

 

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.