[ editar artigo]

SOBRE DIVERSOS LIVROS

SOBRE DIVERSOS LIVROS

DESCOBRINDO CRIANÇAS - VIOLET OAKLANDER

É uma obra de terapia infantil que enfoca na abordagem gestalt, usando ferramentas como argila, areia, água, tinta, estórias e figuras. Assim ela trabalha com interações e brincadeiras para construir diálogos expressos por crianças, fundamentando nos sentimento, experiências e vivências relevantes à terapia. Dessa forma ela busca promover à criança uma atitude a expressar livremente suas ilusões e anseios com espontaneidade.

"Toda vez que uma criança abre o seu coração para mim e compartilha essa assombrosa sabedoria, geralmente mantida oculta, eu sinto uma profunda reverência."

"Sinto-me privilegiada por ter descoberto formas efetivas de ajudar as crianças a atravessar com mais facilidade algumas passagens difíceis de suas vidas."

Para mim foi como vivenciar meus momentos na sala com meu grupo da educação infantil. Meus pensamentos voltaram para a dimensão e importância do desenho e das pinturas com as crianças nos sentimentos e emoções. O propósito dessa leitura trouxe para o meu trabalho bastante fortalecimento.

PARA QUE O AMOR DÊ CERTO - BERT HELLINGER

É preciso amar, o amor é a resposta para tudo. Acreditar no amor nos traz confiança, nos assegura nas escolhas, nos leva para o colo da mãe, ao bailar da esperança de viver eternamente sorrindo para tempo, para a vida e para o outro.

O autor traz crônicas que se entremeiam em relação de amor entre casal e de amor entre pai e filho, relata experiências vivenciadas junto a sua família e que teve com seu pai doente - uma doença degenerativa grave. Ele nos desperta para a atenção aos fatos simples, cada página domina no leitor uma emoção.

"Há momentos em que eu gostaria de atrasar o relógio, voltar ao passado e apagar tudo que deu errado. Mas tenho a sensação de que, se eu fizesse isso, as coisas boas também sumiriam desse período. Toda história possui três partes: um começo, um meio e um fim. E todas essas partes são marcadas por momentos de impacto, que irão determinar quem você é de fato."

A vida simples com a família nos traz fortaleza e tranquilidade no coração, faz-nos acreditar e demonstrar sentimentos especiais e extraordinários para o diferente.

"Meu filho, algumas pessoas escolhem culpar a vida. Outras escolhem lutar. Nós vamos lutar. É nisso que eu acredito. Você me salvou esta noite e sou muito grato por isso. Nos momentos difíceis, olhe para trás e lembre-se das coisas boas que vivemos juntos. Porque, quando eu partir, são os momentos bons que vão me manter vivo no seu coração”.

A leitura desse livro, em cada parágrafo, me fez chorar e abrir meu coração. Nesse módulo, tudo dito pela profa. Olinda foi imerso na minha relação com o amor. Foi um módulo que me transformou e contribuiu para a minha continuidade no curso.

AMOR À SEGUNDA VISTA - BERT HELLINGER

Ele assinala qual a atitude para uma relação de amor se amparar com mais eficácia: o amor.

"Eu amo você e aquilo que guia a mim e a você."

Trata-se de uma frase que dispõe e libera, após o amor à primeira, o amor à segunda vista. O amor à segunda vista ocorre quando os pares alcançam distinguir seu companheiro e tudo de antepassado que ele carrega. Um tanto que dispõe o par para esse nível mais compreensivo, que o dirige para aquela amplitude e profundez que o faz acender para eternidade desse primeiro amor.

FAÇA AMOR, NÃO FAÇA JOGO - IQUE CARVALHO

Habitar na perfeição do amor é o anseio senão de todos os seres, ao menos da maior parte deles. Amar e ser amado incondicionalmente, contar com a ajuda de alguma pessoa para os momentos tristes e para os momentos alegres, e estar certo de que independentemente do que cometemos, esse ser permanecerá junto unicamente pelo que somos.

Habitar esse amor no dia a dia das atitudes e dos sentimentos, no entanto não é simples, e é justamente sobre alegria e felicidade, vida e amor. O autor, refere com encanto o amor que muitos buscam e poucos verdadeiramente descobrem. Ele discursa do amor em todas as suas demonstrações: desde o poético entre duas pessoas até o mais legítimo e válido das ligações familiares, que ele traz com seu pai e mentor.

TRAGO SEU AMOR DE VOLTA - IQUE CARVALHO

Esses registros serão um testemunho dos sentimentos que tenho de que o conforto vem para uns e não para outros. Talvez, se eu não tivesse em busca desse sentimento, sequer estaria aqui lutando para terminar esse curso. Meço forças diariamente!

A última lembrança que eu tenho de uma das pessoas que amei na vida, é de que havia me afirmando que tinha muita afinidade com outra pessoa. Não encontro palavras pra descrever essa dor, que já existe há 3 anos.

AMAR PODE DAR CERTO - ROBERTO SHINYASHIKI

Fui convidada pelo autor a repensar os relacionamentos, o modo de amar e as suas perspectivas a respeito da pessoa amada. Para o amor dar certo é indicado que a pessoa aprenda a amar, que nada mais é do que educar a viver junto, habilitar o diálogo sem manipulação, educar sair para jantar, dançar, enfim, saber se divertir a dois, até obter o momento em que não há mais o eu e o outro, mas o “nós”.

ALÉM DO APARENTE - OLINDA GUEDES

A autora nos ensina enquanto sujeito e enquanto coletividade, a olhar para a vida com prosas e versos, seu riso e sua modéstia de amar o campo. Esta didática de confiança e certeza de falar das Constelações tranquiliza e surpreende nossas vidas pelas dissoluções almejadas.

Ela nos brinda com meditações intensas e elucidativas a respeito de princípios sistêmicos - pertencimento, compensação e ordem, e sobre como a vida nos abre portas quando se faz o que é indispensável para enxergar nosso sistema.

HISTÓRIAS DE AMOR - BERT HELLINGER

O que esperamos na vida? O amor. Sempre o amor.

A constelação familiar estudada e praticada pelo autor nos dá a chance de abandonarmos o amor que adoece e incluirmos o amor que cura. A constelação familiar nos mostra a abertura de conhecermos quem somos, de onde viemos e para onde queremos ir.

O livro é muito rico de experiências, com histórias reais onde sujeitos reais constelam suas seus temas e conseguem transformar suas histórias.

Trouxe-me percepção e saberes profundos do meu sistema, enriquecendo ainda mais meus estudos.

TUDO QUE EU DEVIA SABER NA VIDA APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA - ROBERT F.

Essa leitura descreve exatamente o cartaz de regras que colocamos na sala de aula. Lemos, relemos e fazemos nosso acordo para o resto do ano, e assim vamos a cada inicio do ano letivo. Mas e para a vida? Para a família, para a profissão, e para o mundo? Fica a reflexão. Foi uma leitura engraçada.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
LILIAN AIRES FONTOURA
LILIAN AIRES FONTOURA Seguir

Lílian, filha de Pedro Argemiro Fontoura e Maria Conceição Aires Fontoura, mãe de Rafael Aires Quinhones e Camila Aires Quinhones. 🌹

Ler conteúdo completo
Indicados para você