Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A CONTINUAÇÃO...

A CONTINUAÇÃO...
Alzenir Maria Severino Barbosa
fev. 10 - 4 min de leitura
010

A maravilha do mundo das constelações nos oferece a oportunidade da transformação. Os piores momentos de dor tem cura, tem solução. Mas pra que isso aconteça se faz necessário olhar com carinho, sem julgamentos, sem exclusão. Em nossa primeira aula, nossa amada Olinda nos apontou os três movimentos que o universo nos propõe para a cura: concordar, agradecer e pedir.

Se olharmos do ponto de vista simplesmente terapêutico, vamos dizer que este não é o melhor caminho, mas se colocamos sob o olhar sistêmico, então vemos claro como a luz do sol a solução para cada problema, sendo ele fruto de um pequeno ou grande emaranhamento. Ter a visão terapêutica e sistêmica sobre os problemas que afligem a humanidade é encher o coração de esperança na cura da humanidade.

Posso estar sonhando um pouco longe da realidade, mas se cada terapeuta sistêmico que se forma, se propõe a ajudar, o mundo será curado. Um terapeuta ao curar seu sistema atinge muitas pessoas à sua volta. Isso é maravilhoso, magnífico, encantador é um verdadeiro milagre.

Para entender esse caminho precisaremos acolher nossa primeira história com tudo que aconteceu. Ao concordar sem julgamentos, estaremos respeitando a história de cada um, suas dores e seus projetos interrompidos, acolhendo e aceitando a vida como foi e é.

Esse é o primeiro passo para a cura: olhar para trás e acolher a todos os antepassados, mesmos aqueles que causaram dor ao sistema ou carregam as dores do sistema. Ninguém pode ser deixado para trás, todos devem ser trazidos juntos, respeitando cada um para a cura do sistema.

É dar lugar no coração. E dar lugar não é aceitar que o perpetrador continue abusando. Dar um lugar para ele no sistema é respeitar o que aconteceu com ele. Não precisa sentar com ele na mesa ou dormir com ele. Concordar é trazer a harmonia ao sistema e isso só é possível com a inclusão de todos.

Para essa harmonia ser autêntica é necessário agradecer. Ser grato aos que vieram antes de nós. Como no passo anterior, não poderá haver julgamentos. Se a vida do sistema não está alinhada no presente, não pode culpar ou desmerecer os antepassados, mas agradecer pela vida que chegou. Isso faz com que todos ocupem um lugar de paz. Agradecer é fazer com que o universo olhe para nosso sistema.

E por último, na sequência que escrevo, vem o pedir. Pedir é olhar para todo nosso sistema e perceber onde os fios se soltaram e recorrer a terapia sistêmica para curar os emaranhamentos e religar os fios da história. Olhar para trás no sistema e pedir a bênção de todos que vieram antes.

Sentir que eles estão caminhando juntos, me sustentando pelos ombros. Eles são a força que preciso para curar toda dor e todo sofrimento que continuou em mim. Ao pedir essa força, senti já me constelando. Uma força enorme veio pra dentro de mim e fui tendo algumas luzes para meu sistema. Isso será assunto para uma próxima oportunidade.

Todo constelador tem que trazer em mente esse três movimentos em sua vida e na vida dos outros para poder se curar e ser fonte de cura para o mundo. Enquanto escrevo, fico imaginado o mundo daqui 10 anos: como será mais curado, mais livre de dor e sofrimento.

O me dá essa certeza? Cada aula que assisti ao vivo. A alegria e sede das turmas em aprender. Em poder partilhar as próprias dores, sabendo que todos os presentes estão abertos para acolher.

E porque, todos nós, amamos pegar carona com os e as colegas que são constelados.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.