Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

OS PRINCÍPIOS SISTÊMICOS - PERTENCIMENTO, COMPENSAÇÃO E ORDEM

OS PRINCÍPIOS SISTÊMICOS - PERTENCIMENTO, COMPENSAÇÃO E ORDEM
Roseli Judith da Silva
nov. 24 - 4 min de leitura
000

Princípio significa início, quando algo tem origem. Sistêmico, diz respeito a algo organizado, que tem uma regra. Logo, princípio sistêmico pode-se entender por origem de algo que segue uma regra, uma organização. 

No que tange as Constelações, os Princípios Sistêmicos seguem a ordem que existe na natureza, "as leis da natureza, leis da vida".

Bert Hellinger ensinou sobre os três Princípios Sistêmicos: Pertencimento, Compensação e Ordem.  

Pertencimento é a necessidade de fazer parte do sistema, do grupo. É uma lei da natureza aonde todos desejam participar. Fazer parte significa também estar incluído nesta organização, atuando com um grande bem ou um grande mal. Pertencimento faz participar de algo maior que é a vida. Quando temos uma grande mudança do nosso grupo original, sentimos que não pertencemos mais, neste sentido, cometemos ações que nos fazem voltar ao grupo original.

Compensação remonta a equilíbrio. Quando alguém dá muito de si e não recebe em troca, gera um desequilíbrio. Você recebe a medida em que dá. É o princípio da justiça. Amor de graça, quando se dá espontaneamente sem nada esperar em troca, é o amor dos pais para com seus filhos. 

Ordem é sinônimo de respeito a hierarquia. Quando se respeita a ordem, mantém-se o equilíbrio, haja vista que a ordem deixa cada qual em seu lugar, nisto existe uma adequação e cada um tem o seu espaço. É a morada da ética, do respeito. Quando nascemos em um lar aonde não existe ordem, tendemos a infelicidade. Muitas vezes seguimos na desordem do lar e agimos dessa forma acreditando que essa é a forma natural de agir. Viver em desordem é como constituir uma fábrica de fracasso. 

Quando faço uma comparação com o esses princípios sistêmicos e o meu sistema familiar, procuro não julgar o que já passou pois entendo que também meus pais, irmãos e minha avó paterna (os demais já haviam falecido quando eu nasci) vivíamos num emaranhado muito grande. Não os julgo nem a mim mesma porque aprendi que estando emaranhados não estávamos vivendo plenamente o nosso eu, o nosso real ser.

Entendi o quanto aprender esses princípios nos trouxe libertação. Entendi também que meu viver religioso completou muito essa relação e agora ficou claro o motivo. Quando vivemos a religião, buscamos seguir com mais respeito, entendimento, aceitação e principalmente, com mais amor.

Umas das práticas que mais refletiu na minha vida foi a cerimônia em memória dos antepassados que fazíamos mensalmente na Associação Local da Seicho No Ie. Nesta cerimônia eram lidas palavras libertadoras para os antepassados. Interessante que esse respeito e reconhecimento à vida deles baseava-se na hierarquia, embora eu não conhecesse dessa forma. O solo é Deus, os Antepassados nossas raízes, os Pais nosso tronco e nós os frutos.

Essa árvore da vida eu entendo hoje como sistema familiar, pertencendo a família, incluindo todos, até mesmo os "anjinhos abortados" (assim chamamos as crianças abortadas espontaneamente ou de aborto provocado). Hoje entendo o quanto isso tudo contribuiu para meu desenvolvimento e harmonia familiar e o quanto contribuiu para eu chegar até as constelações.

Muitas pessoas podem ter preconceito com relação ao viver religioso, mas em relação a um ensinamento fundamentado em princípios neutros como das Constelações Sistêmicas é mais difícil haver preconceito.

Ah, como amo tudo isso! Como anseio partilhar todo esse aprendizado com meus amigos, familiares, enfim, toda humanidade. 

Abraços carinhosos a todos!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.