[ editar artigo]

Para que serve o Direito Sistêmico?

Para que serve o Direito Sistêmico?

O Direito Sistêmico é uma ferramenta importante na hora de ajuizar uma ação. Tendo em vista, que ao conhecer os princípios sistêmicos o advogado tem condições de estabelecer um parâmetro de justiça e equilíbrio e tem condições de avaliar se é cabível um processo.

Nós operadores do direito sabemos que existem casos que não se resolvem sem uma demanda jurídica. Entretanto, outros casos são passíveis de conciliar e resolver de forma consensual.

O litígio, é cabível quando se busca uma reparação no nível material, social ou até financeiro.

Por isso, que quando já temos uma ideia do que sejam as constelações e a forma de se utilizar dela, temos condição de avaliar qual tipo de demanda é cabível.

Um juiz, que tenha o conhecimento da ferramenta tem muito mais condições de estabelecer critérios de avaliação e julgamento para julgar a demanda.

Existem casos em que é necessário uma sanção jurídica como forma de coerção e inibição de novos fatos similares àqueles. 

O direito de faz necessário em casos que apenas um acordo não inibiria a possibilidade de recorrência do ocorrido. Portanto, ter uma ferramenta para lançar mão quando necessário, é fundamental e precioso. 

Desse modo, a aplicabilidade da lei bem como o julgamento das demandas seriam mais rápidos, tendo em vista que vários lados da justiça estariam olhando de uma mesma forma, a forma sistêmica de olhar, julgar e operacionalizar. 

Por vezes os operadores do direito reclamam da morosidade e injustiça da justiça, entretanto não buscam novas formas de resolver os conflitos. 

É sabido que quando se faz algo e tem-se um resultado, e repete-se o mesmo modo de fazer com o mesmo resultado, consequentemente será sempre assim.

Para se obter novos resultados, é necessário pensar em novas formas.

 

Obs: Para saber mais sobre constelações no Direito, leia os outros textos do blog, e meu livro de Direito Sistêmico.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
MILENA PATRICIA DA SILVA
MILENA PATRICIA DA SILVA Seguir

Sou mãe do Henrique, escritora, professora de Direito Sistêmico, Advogada Sistêmica, pesquisadora, terapeuta, master treiner e coach em PNL, doula, paciente oncológica, apaixonada pela vida, pelo conhecimento, pelos livros e por chá de manjericão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você