Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PARE DE (RE)CLAMAR!!!

PARE DE (RE)CLAMAR!!!
Simone Belkis
jun. 8 - 2 min de leitura
000

Eu assisti um vídeo no Youtube da filosófa Lúcia Helena Galvão, chamado Pare de Reclamar. Como tudo o que ela fala, o vídeo é quase uma poesia. Vale a pena conhecê-la. Mas, para contar a vocês qual foi minha reflexão, preciso antes que compreendamos o significado da palavra reclamar: "opor-se por meio de palavras; fazer reclamação; queixar-se" ou "exigir (o que lhe pertence); pedir ou mandar de maneira veemente; reivindicar".                                                              Mas, antes ainda, vamos entender também o sentido de outra palavra: clamar, que significa: "dizer em alta voz; gritar, bradar, exclamar" ou "protestar com veemência; reclamar, vociferar". Precisamos também esclarecer o significado do prefixo re: "Elemento designativo de repetição, ação repetida ou retroativa".

No vídeo, ela sugere que ao invés de reclamarmos, podemos introduzir uma solução àquilo que nos faz falta, tornando-nos voluntários no sentido de trazer soluções às necessidades nossas e alheias que não estão sendo atendidas. Eu não poderia acrescentar nada à sua fala, pois que ela definiu bem demais sua proposta, e eu só posso sugerir que assistamos ao vídeo*.

Mas, eu gostaria de ressaltar e acrescentar a essa reflexão da filósofa, a questão do re, pois que seu significado traz junto consigo a ideia de reforço, o fazer de novo, o dar energia e força a algo que, por ser uma reclamação, certamente, não é do nosso agrado.

Pois que reclamar é, além de clamar, ou seja, pedir por algo que nos faz ou fez falta em algum momento, repetir não apenas o apelo, mas o padrão de comportamento que o acompanha. Ou seja, é criar mais do mesmo.

Se queremos uma vida melhor ou qualquer outra coisa que desejamos e não podemos obter pelos caminhos que normalmente já trilhamos, e que nos fazem reclamar (que seja, repisar nossas carências), é preciso refletir sobre o quanto estamos fazendo, não apenas por nós mesmos, mas também pelo ambiente e pelo mundo que vivemos.

Nós somos o mundo!!! Então, pare de RE - CLAMAR, e seja um voluntário na busca desse mundo melhor, porque ele começa em você.

 

 *Vídeo sugerido no texto:

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.