Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pedagogia Sistêmica: Aos mestres com carinho

Pedagogia Sistêmica: Aos mestres com carinho
Débora Carvalho
out. 5 - 3 min de leitura
010

Professores que ensinam conectados com suas raízes, com a sabedoria que vem do coração, quando estão reconciliados com os seus pais e descobriram seu propósito de vida, quando se encontraram na vida e na profissão, os alunos amam aprender e querem ir para a escola, não importa se a escola é longe, se precisa ir a pé, ou de carroça, ou a cavalo.

Professores que estão alinhados com suas profissões como missão de vida, tem amor no que fazem, realizam suas tarefas com elegância e alegria, e são respeitados como grandes autoridades, amam aprender e também amam ensinar, vivenciam o que falam, traduzem os conteúdos mais complexos, como por exemplo as matérias que os alunos têm maior dificuldade, facilitam, tornam acessíveis os potes de ouro no final do arco íris, porque compreendem, intuitivamente, que os alunos trazem muito mais do que seus materiais corriqueiros para a escola como: caderno, lápis, borracha, réguas, compasso e apontador. Esses professores, sabem que além do aparente estas listas incluem vários outros itens, então são corajosos, investem nos seus alunos, confiam na capacidade de aprendizagem deles, tem congruência, vivem exatamente aquilo que ensinam e aí com certeza o conhecimento tem força, por que ambos estão empoderados. Desta forma constroem, crescem e trabalham juntos, produzem conhecimento e também realizam verdadeiros milagres em sala de aula.

O professor tem o papel de curador sim, pois é ele quem faz o papel da ponte, todos precisamos passar pelo professor e voltar para a escola, isso mais cedo ou mais tarde, é ele quem inclui a todos seus alunos suas histórias de vida, seus emaranhamentos familiares, suas dificuldades de aprendizado, suas dores. Quando o aluno sente que tem lugar no coração do professor e esse professor respeita os seus pais e sua família, através do aluno que está sentado na última carteira dentro da escola, as bençãos podem chegar, em todos os âmbitos da vida deste aluno e deste professor também, pois no fundo o professor sabe que se o aluno tem êxito e vai bem na prova, a nota 10 é para os dois. Assim ele foi visto, assim ele foi honrado, assim o conhecimento serve a vida dos seus alunos, serve a vida da comunidades e assim as empresas podem prosperar com profissionais que honram seus pais e sua família, que honram seus mestres e assim honram o trabalho e sua profissão.

Reflexões de uma Pedagoga Sistêmica.

Gratidão a todos os meus mestres com carinho.

Eu honro vocês. Débora Carvalho


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.