Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PERCEPÇÕES DO NONO MÓDULO

PERCEPÇÕES DO NONO MÓDULO
Marineide Silva
jan. 14 - 8 min de leitura
000

Ao assistir ao módulo 9, percebi mais uma vez a sabedoria da profa. Olinda Guedes! Ela faz jus ao título de Mestra.

Como tudo na vida, ao fazermos de novo, sempre teremos uma nova mensagem. Na leitura de um livro, ao ver filme, na conversa sobre um mesmo assunto, na reflexão sobre algo ou alguém, enfim, é possível perceber detalhes que antes passaram despercebidos ou provavelmente eu não estava pronta para perceber.

Eu acredito que cada vez que eu retomar uma aula, constelarei. Assim nos diz a Mestra Olinda! É sistêmico, e por ser sistêmico é como o Evangelho de Jesus Cristo, é sempre atual. A mensagem é para hoje, agora. Confesso que no início me deu preguiça e falei em voz alta:

Ai Olinda! Assistir tudo de novo?!

Mas comecei a assistir, sem muita vontade, pulando o vídeo, mas anotando. A partir da aula 3 “caiu a ficha”, pois falava justamente sobre desligar do externo, do racional, para estar em conexão com o campo. Então foquei nas falas e sensações, observando até mudanças de lugares durante as constelações que as mudanças de tela fazia, que ao meu ver não era por acaso, ao aproximar elementos/assuntos da constelação.

Farei um breve resumo das percepções, do que me chamou atenção nessas sete aulas.

Aula 1

O exercício de colocar os pais e ancestrais paternos à minha direita e maternos à minha esquerda me traz sentimento de paz, de segurança, proteção. Me tocou a fala da Olinda acerca das mudanças nas diversas áreas da vida que as constelações trazem.

Uma postura sistêmica é desenvolvida, pois gentileza gera gentileza. Para obtermos resultados precisamos mudar hábitos. Para cuidarmos da nossa energia precisamos cuidando com o que pensamos, falamos, sentimos; cuidando do corpo físico, mental e espiritual.

Atividades diárias para cuidar de si:

  • Físico: de 30 a 60 minutos diários de exercícios físicos;
  • Mental: cultivar a paz interior pensando, falando, sentindo e agindo positivamente;
  • Espiritual: desenvolvendo o hábito do silêncio. Meditar diariamente de 10 a 30 minutos.

Cita o livro “Os Sete Experimentos que podem mudar o mundo” de Rupert Sheldrake, reforçando como a prática da meditação amplia nossa capacidade sensorial e perceptiva, potencializando nossa habilidade de comunicação mental. Tudo é energia.

Quem podemos constelar?

Constelar é ajudar as pessoas a encontrarem soluções, mas só posso ajudar se não julgo a pessoa e/ou o tema, intenção. E as formas para solucionar dores do sistema sem causar mais dores em si e na família? Por exemplo, ao invés de usar drogas, pode-se participar e contribuir com projetos sociais. Ajudando a sanar outras dores, sana também as próprias. Deixo claro, que esse exemplo não quis dizer que deixar as drogas seja algo tão simples, mas para mostrar que diante de uma lealdade podemos curar as dores sem sentir ou causar outras ou mais.

Olinda reforça a orientação para quem tem sentimento de orfandade. Deve-se escolher alguém de referência positiva, que agrega valores, motivação para ser sua imagem de pai e/ou mãe.  

Aula 2

Olinda nos exorta a ter atitudes diante de adversidades. Diz que assim como não ficamos parados no sol quente, queimando, e do formigueiro sendo picados, também diante de problemas devemos agir, buscar soluções. Indica o livro “Tocar o significado humano da pele”.

As aulas são sobre atendimento online. A Olinda orienta que ao descrever o tema da constelação, um parágrafo é suficiente para identificar os elementos e que é importante usarmos termos que facilitem a compreensão dos clientes. Por exemplo, ao invés de perguntar qual é o tema, pergunta-se o que traz a pessoa a consulta. É importante calibrar o olhar com o cliente para tocar a sua alma. A intenção pode ser dita em uma frase.

Essa foi encerrada com uma constelação em grupo, na qual me identifiquei, pois na minha família os homens exercem a função de provedor, mas com certa fraqueza. Sem ambições de crescimento profissional, sem exigir que direitos sejam respeitados, e a impressão é que são conduzidos pelas mulheres: mãe, irmãs, esposa, filhas e até amigas.

Aula 3

Foi onde “caiu a ficha” para mim, pois a Olinda falou sobre a importância de desligar-me do externo, do racional, para estar em conexão com o campo. Não pensar em nada, estar em estado de presença.

Constelação é como virar a chave. Nova visão. Muda o jeito de viver, perceber, sentir a vida, o campo. E o campo informa. A Olinda torna a falar do livro do Sheldrake, trazendo a experiência dos grupos que realizaram a prova. Colocarei os ensinamentos em prática na realização do Exame da Ordem em 2021.

Aula 4

Exercício de colocar os pais atrás. A Olinda refletiu conosco sobre o cuidado com a aparência, “a vida nos oferece aquilo que nós nos damos”. Pra ser escolhida para namorar, ser promovida... devo estar apresentável, preparada externa e internamente.

Apreciar minha vida e meu jeito de viver faz com que outros queiram partilhar dessa vida, desse jeito comigo, se for algo interessante e saudável. Indica o exercício do espelho, de me perguntar se estou sendo agradável para os outros.

Claro, primeiro devo ser agradável para mim mesma, gostar da minha própria companhia. Recomenda que leiamos biografias de pessoas bem sucedidas, felizes e que deixaram legados, que nos inspirem a sermos melhores no que somos e fazemos.

Isso nos colocará em ressonância com a energia, a prática de algo por vinte e um dias, fará com que assimilemos novos hábitos. A partir desse reflexão elaborei um cronograma de ações diárias, como meditação, caminhada, estudos, trabalhos, alimentação, descanso, entretenimentos, entre outras.

Tenho dificuldade com rotina, disciplina em fazer as coisas. É comum focar em uma coisa e negligenciar outras, até com a alimentação.

Nessa aula a Olinda fala que as dores não vão junto para o túmulo. Elas permanecem no sistema e ressoam nas gerações futuras em diferentes graus, estágios.

Aula 5

Palavras da Olinda Guedes: “O afeto é o melhor jeito de fazer a criança aprender”. “O arrependimento verdadeiro faz doer, mas faz mudar”.

Aula 6

Loucura é uma verdade fora de contexto, do espaço e do tempo de onde aconteceram os fatos. Manifesta no sistema acontecimentos muito antigos, por isso não tem explicação e é vista como loucura. As constelações contextualizam os fatos, trazendo-os à luz da compreensão. Verdadeiramente as constelações possibilitam cura, paz e felicidade, pois mostram as verdades ocultas que a Olinda Guedes traduz como “Além do Aparente”.

Ao falar de pessoas com problemas mentais, Olinda observa que elas sofrem muito! Que ao contrário das pessoas “normais”, na maioria das vezes suas dores não são vistas, reconhecidas, respeitadas. São ignoradas, vistas como normais na condição da pessoa.

Ressoou em mim! Eu tinha uma mana que sofria de epilepsia e convulsões. Dos nove meses aos 36 anos, quando morreu asfixiada no travesseiro em decorrência de uma crise não assistida. As reclamações dela infelizmente não tinham a mesma relevância que as reclamações dos demais irmãos! Sinto muito! Perdão mana! Ela era uma anja, mais velha do que eu. Aos meus sete anos eu era responsável por ela e pelas cinco irmãs menores

Papai faleceu em 6 de novembro de 2019 e a mana em 21 de novembro de 2012. Os dois no mês de meu aniversário!  

Aula 7

Me limitei a anotações sobre a constelação, a observar a aproximação de representantes/elementos conforme a mudança na disposição da tela. Não era por acaso, era o campo movimentando.

 

Patrick Hübschmann


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.