Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PERTENCIMENTO, COMPENSAÇÃO, ORDEM

PERTENCIMENTO, COMPENSAÇÃO, ORDEM
LILIAN AIRES FONTOURA
out. 19 - 3 min de leitura
000

Relato de experiências sobre os princípios na família

Refletindo sobre os três princípios sobre a família (pertencimento, compreensão, ordem), reconheci em como fez falta na criação e na organização disciplinar da minha família.

Contudo já me senti fora do lugar em muitos momentos da vida!

Percebendo a ignorância desses princípios, entendo todo emaranhamento que posso estar em um destes três princípios da constelação familiar.

Bert Hellinger norteou a constelação em 3 princípios fundamentais, chamadas de ordens do amor, quando distinguimos e respeitamos estas ordens nós recebemos toda eficácia que vem de nossa família, de nossos antepassados, estes princípios agem ao mesmo tempo, como uma engrenagem.

A família é o alicerce da coletividade e faz jus ao pertencer.

A declaração universal dos direitos humanos e a constituição de república federativa do Brasil assinalam a importância da família para o desenvolvimento de uma sociedade sólida, conduzida pelo convívio harmônico entre os indivíduos.

Quanto a ordem, que identifica a família como instituição respeitável do contexto social.

Para disciplinar o direito de família é necessário a inclusão do ser humano desde sua concepção, a promoção, o desenvolvimento e o amparo dos idosos. O direito de família abrange tanto o ser do indivíduo (garantindo-lhe o direito de “pertencer”) não influi o período que alguma pessoa fez parte deste sistema, se dias, horas ou anos, ele tem o mesmo direito.

Ouvia muito meus tios comentarem sobre o abandono do meu avô paterno para com a minha avó, agora entendo o abandono da minha genitora para com o meu pai.

Sou tão leal a eles que também abandono meus relacionamentos, quando alguém é abandonado, algum membro da família de forma inconsciente, por amor vai reconduzir esta pessoa através de uma representação.

Incluir o que foi excluído é fundamental para paz no sistema.

No término dessa aula ficou claro que a dor do abandono de minha avó tem um sentido no sistema familiar, carrego uma dor que não pertence a mim.

Aquele que chegou primeiro no sistema tem precedência aquele que chegou mais tarde. O pai tem precedência sobre o filho, o filho mais velho tem precedência sobre o filho mais novo, quando não respeitamos a ordem criamos emaranhados.

Caso alguma pessoa seja excluída do sistema, um descendente poderá se identificar e tomar para si a missão de incluir esse alguém, repetindo o seu comportamento e seu destino a fim de ser visto, e reconhecido.

Quando respeitamos a hierarquia, ficamos em paz e todo o sistema flui. No assunto abordado ficou claro, que entre os indivíduos tem que haver o equilíbrio entre o dar e o receber.

Quando alguém recebe demais em uma relação isto fica em desequilíbrio, o indivíduo que recebe muito se sente devedor e ninguém quer sentir-se devedor, temos que dar na medida em que outro possa retribuir isso origina o equilíbrio e o vínculo continua a manter vivo.

 

Tasha Tudor home sweet home--I don't think Tasha Tudor had clutter issues.. And look at the beauty outside those windows.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.