[ editar artigo]

Por que uma criança desejaria crescer logo ao invés de curtir a infância?

Por que uma criança desejaria crescer logo ao invés de curtir a infância?

Muitas vezes julgamos que a vida de uma criança é fácil. Vamos conferir se isso é uma verdade?

Quantas vezes exigimos que as crianças se comportem como adultos ao invés de respeitar o tempo/desenvolvimento delas?

Nossas casas estão preparadas para as crianças? Tem espaço para viverem a infância, onde possam correr, brincar, pintar, fazer piquenique ou a casa precisa estar sempre organizada e limpa?

Existe acessibilidade às criança? Elas alcançam a pia de forma ergonômica? Elas podem participar das atividades domésticas, como limpar e preparar os alimentos? (Claro sempre levando em conta a autonomia deles, sem colocar em risco a saúde e a vida).

Permitimos que a criança faça escolhas? Ou obrigamos à usar as roupas que definimos, comam apenas o que nos convém e frequente os locais que nós pais gostamos?

Poderia passar um dia descrevendo situações que façam as crianças querer crescer logo para terem liberdade e independência. Mas o melhor a fazer é largar o celular e planejar como fazer diferente a partir de agora, para que nossos filhos vivam hoje a infância, uma infância abundante, amorosa, afetuosa, cheia de descobertas e experimentos. Pois o que a criança não vive infância ela passa uma vida buscando viver. E é por isso que nossa sociedade está cheia de adultos carentes, exigentes, insatisfeitos, deprimidos, etc...

Que nós pais sejamos inspirados a praticar o respeito, empatia e amor com nosso filhos, para no futuro estarmos ao lado de um adulto empoderado, respeitoso e disponível para viver uma vida ambulante.

Viva nossas crianças!

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você