Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Porque tornar-se um Terapeuta Sistêmico?

Porque tornar-se um Terapeuta Sistêmico?
OLINDA GUEDES
fev. 22 - 5 min de leitura
050

 

Essa é uma pergunta fantástica e que muitas pessoas me fazem.

Olinda! 

Será que eu poderia me tornar um terapeuta sistêmico?

Se eu estudar as constelações, eu vou me tornar um terapeuta sistêmico?

Olha! Quantas perguntas.

Porque tornar-se um  Terapeuta Sistêmico?

Afinal de contas a terapia sistêmica é uma ferramenta maravilhosa, é um jeito de lidar com  a vida, é um jeito de  observar os problemas, é um jeito de fazer intervenções que as  soluções venham. Portanto ser um terapeuta sistêmico é efetivamente uma maneira de você olhar para a vida.

Isso não é só uma possibilidade de profissão, de você ajudar pessoas, de você ajudar vida, de ajudar pessoas a se transformarem, mas é uma forma também  de você poder tocar a sua vida.  Conduzir a sua vida, a sua existência!

Porque um Terapeuta Sistêmico, é alguém que estuda sobre o cotidiano, sobre os comportamentos simples da vida, sobre as conexões que existem. Sobre o Além do Aparente e que determina nossas vidas.

Porque que nós vamos honrar uns ao outros, porque que nós vamos honrar os nossos relacionamentos, cumprir com os nossos compromissos. Porque que nós não podemos ser arrogantes, porque que nós devemos respeitar as pessoas. Porque que nós devemos reparar as nossas dívidas. Porque que nós devemos atender os nossos compromissos. Porque que nós devemos alcançar  as nossas metas. E como é que  gente faz tudo isso!

Então é um saber que  medida que a gente conhece ou que reconhece, porque muito desse conhecimento, nós temos a sensação de que nós estamos simplesmente redescobrindo, reconhecendo. Porque ele é tão simples, que ele é natural em nós.

A medida que nós vamos descobrindo tudo isso, nós vamos percebendo e nos perguntamos:  como que nós vivemos sem isso, um dia? 

Nós transformamos essa ferramenta em um estilo de vida.  Como uma forma de tocar a nossa existência. Por isso que realmente nós podemos nos tornar um Terapeuta Sistêmico. Porque isso sacia uma necessidade natural nossa, uma curiosidade, uma necessidade sobre:

  1. Como que é viver?
  2. De que modo que a gente pode viver?
  3. O que mais que a gente poderia fazer pra viver melhor? Pra viver com saúde, pra viver com felicidade?

Portanto é por isso que a pessoa pode se tornar um terapeuta sistêmico.

Como é se faz pra se tornar um Terapeuta Sistêmico?

Pra pessoa se tornar um terapeuta sistêmico, ela deve estudar  as Constelações Sistêmicas. De muitos modos, muitas horas, muitos autores.  Lendo, praticando, participando, ouvindo.

Deve estudar sobre a vida, deve estudar sobre a biologia.

Deve estudar a física, deve estudar conhecimento da  matemática. Deve estudar conhecimento da pedagogia., deve estudar conhecimentos da antroposofia, deve estudar conhecimento da antropologia. Ficamos apaixonados pela vida,  observamos os pilares dos saberes sistêmicos, assimilamos estes saberes e torna-se um jeito de viver.

Para tornar-se um Terapeuta Sistêmico é  fundamental estudar, estudar e ter uma visão, muito ampliada sobre a vida. 

Por exemplo, um Terapeuta Sistêmico,  não  pensa simplesmente:

  • Ah! A pessoa está doente, porque  esta vivendo relacionamentos abusivos e ela resolve relacionamentos e ela vai parar de ficar doente. Mas ela também vai se perguntar:  Será que essa pessoa esta se alimentando de forma adequada? Será que  esta ingerindo muito carboidrato? Muito glúten?
  • Será  que essa pessoa não  poderia usar Floral de Bach? Homeopatia? Imposição de mãos? Meditação? Oração?  Massagem Reparentalizadora Sistêmica 
  • Será que isso não ajudaria essa pessoa melhorar a sua vibração, o seu jeito de lidar com o cotidiano?

Então quem pode ajudar uma pessoa que quer tornar-se um Terapeuta Sistêmico? Ou quais conhecimentos que pode ajudar?

Para tornar-se um Terapeuta Sistêmico, você pode começar por exemplo,  por uma formação  de Constelações Sistêmicas, por uma formação de Florais de Bach, por uma formação em Pedagogia Sistêmica. Ou você pode  começar, por estudos da física quântica, da biologia. Porque depois ao longo da sua vida, você vai permear todo esses caminhos.

Neste caminho de formação  você vai estudar muito Programação Neurolinguística. Muita Linguagem Ericksoniana, Análise  Transacional.  Vai estudar  também o mundo das artes. O mundo bom, o mundo belo. O mundo criativo. O mundo do humor. Porque são formas que a gente tem também de curar os nossos emaranhamentos.

São os pilares da Terapia Sistêmica.

Hellinger dizia, você pode melhorar a sua vida. por meio do humor ou a francesa. Quando existe algum sofrimento, algum emaranhamento, ou você brinca, você torna as coisas mais leve, ou o humor e simplesmente você de maneira, muito elegante, você se retira.

Então é muito , muito lindo mesmo!  Tornar-se um Terapeuta Sistêmico. É realmente um caminho existencial. Um jeito de viver.

E pode ser também sua profissão. Não é incrível isso?  Poder fazer do estilo de vida uma profissão?  

Eu amo.

 

Este texto refere-se a este vídeo.  

 

Transcrição: Suzana Langner

 

 

OLINDA GUEDES é mãe. Sua primogênita é Nina Maria. Apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras. Além do Aparente, o segundo livro de sua autoria , diz muito mais sobre Constelações.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola Real, uma Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://linktr.ee/olindaguedes

 

 

 

 


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.