Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

POSITIVIDADE TÓXICA

POSITIVIDADE TÓXICA
Simone Belkis
mar. 3 - 5 min de leitura
000

Eu tenho que confessar que sempre chego atrasada nas novidades, porque não sou adepta de TV ou outras mídias de comunicação diária. Isso é uma forma de conservar minha positividade.

Mas, como costumo assistir muito vídeos direcionados a assuntos de meu interesse no Youtube, acabo sabendo, indiretamente, o que anda rolando mundo a fora. Antigamente, eu tinha uma certa neura por ser "a desinformada", mas já venci esse pequeno drama. 

Então, eu estava acompanhando um Youtuber que algumas vezes tocou no tema da tal positividade tóxica, fazendo uma crítica aos adeptos fanáticos da Nova Era (o adjetivo é meu, eu assumo). O que mais me incomodou na sua fala, foi a agressividade incontida que ele exalava. Opiniões à parte, eu compreendi o conceito, só  não tinha me tocado que esse era o novo termo da moda.

Mas, um dia desses ouvindo outra Youtuber falando sobre o tema, animei-me a dar meu pitaco. Eu concordo com a moça, que diz não fazer sentido essas duas palavras juntas: positividade e tóxica. E não faz sentido mesmo, eu acho. São dois conceitos incompatíveis. Mas, antes que você discorde, eu explico o que realmente penso sobre o tema.

Estamos vivendo um momento de grandes transformações, mudanças irreversíveis e troca de paradigmas, onde muitos estão vendo suas estruturas desabarem de uma forma inesperada. E tudo bem, isso causa pânico, mas é inegável que uma boa parte da população entrou em profundo estado de letargia negacionista. Cada um se defende como pode. O pânico pode tomar muitas formas, assim  como o "Demônio" (entre aspas, porque não acredito nele).

O excesso de positividade nada mais é, do meu ponto de vista, a forma que muitas pessoas que se intitulam ou se acreditam espiritualizadas ou não estão usando para disfarçar seu medo de perder o controle. Eu imagino que deva existir até mesmo o grupo dos novos espiritualistas que se lançam, a partir de agora, a esse mundo que nem ao menos conheciam antes. E se esquecem que marmelada na hora da morte, mata!!

Mas, dizem que no amor vale tudo, porque não valeria no amor a vida?  É certo que estamos, realmente, diante de um quadro desesperador para muitos e esses têm se defendido como conseguem ou como suas consciências permitem. E lembrando o que lindamente disse Renato Russo na canção Quase sem querer: " Como um anjo caído, fiz questão de esquecer que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira". 

Então, a meu ver, esse é só mais um termo da moda, usado para disfarçar emoções bem antigas, ou até primitivas, como o medo e a fuga da realidade. Agora, creio que vale o debate, pois que é necessário despertar desse sonho tóxico ou como se costumava chamar, pesadelo. A que se deixar cada coisa e cada termo em seu devido lugar. Modismos sempre passam, seus efeitos nem sempre.

É sabido que a décadas vem-se trazendo muitas alternativas de cunho energético e/ou espiritual, desmistificando o verdadeiro religare, mas é fato que muitos ainda não entenderam o real sentido da espiritualidade, fugindo das dores da carne das mais diversas formas, inventando até uma positividade embusteira.

Bom, mas se por um lado, os positivistas tóxicos se negam a reconhecer que do pó viemos e a ele voltaremos, os antipositivistas não estão ficando atrás, com uma negatividade sim tóxica e também agressiva, porque vem sem compaixão ou compreensão da dor escondida por trás de cada negação. E eu não estou querendo dizer que devamos entrar em nem uma ou outra onda, de forma alguma, ao contrário,sempre procuro me lembrar que aquilo a que damos atenção, cresce.

Agora, pare e pense comigo, o que leva uma pessoa a fechar os olhos, apostando em falsos heróis, burlando protocolos que podem proteger-lhe a vida, antipatizando com o sofrimento alheio senão um medo crônico e uma incapacidade latente de gerir si mesma?

Os novos tempos estão chegando, as estruturas que antes nos mantinham estão desabando, e em muitos casos, caindo sobre quem as construiu. O termo, e se faz ou não sentido é o de menos, mas suas consequências não.  Nunca será fácil para nós humanos abrir mão das ilusões, da famoso véu de Maya, mas os tempos e nem Deus perdoam o engano.

Seja positivo, seja realista, tenha esperança, acredite em si, e vença sua toxicidade, porque isso também faz parte de ser humano.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.