Texto 2
Todos os dias, cerca de 30 brasileiros se suicidam. É importante destacar, que, conforme explica Karen Scavacini, psicóloga e fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, as pessoas que concretizam esse ato estão passando quase que invariavelmente por uma doença mental que altera, de forma radical, a sua percepção da realidade.
“Quem toma esse tipo de atitude sempre está muito cheio de sofrimento e acaba ficando cego por conta disso. Não enxergam nenhuma solução possível no momento. Então, o tratamento da doença mental é um dos pilares mais importantes da prevenção. Cerca de 90% dos casos poderiam ter sido evitados se a vítima tivesse recebido ajuda de qualquer pessoa, além de profissionais, pois após o tratamento o desejo de se matar diminui”, complementa e especialista.
COMO SUSPEITAR QUE ALGUÉM PRECISA DE AJUDA?
- Se você suspeitar da intenção de alguém, pergunte com todas as letras, mas querendo ouvir, porque no geral o indivíduo acaba desabafando;
- Questione sobre o plano,os motivos, as consequências, esteja com tempo;
- Mostre que você se importa;
- Ofereça ajuda se achar necessário, como apoio psicológico e psiquiátrico;
- Se a atitude for extrema, é necessário uma tomada de decisão imediata, leve para o pronto-socorro ou ligue para o SAMU 192.
COMPORTAMENTOS QUE INDICAM RISCO DE SUICÍDIO
- Estocar ou comprar uma quantidade enorme de comprimidos;
- Comprar armas;
- Deixar pendências resolvidas;
- Deixar algo de muito valor para alguém que ela goste muito;
- Ter tentado tirar a própria vida anteriormente.
VOCÊ TAMBÉM PODE:
- Procurar um psicólogo ou grupo de apoio;
- Ligar para o Centro de Valorização da Vida – CVV – telefone 188 e site www.cvv.org.br:
- Criar um plano de ajuda, com o que fazer e para quem ligar quando você se sentir em crise;
- Descansar, comer e não abusar de álcool ou drogas, pois as coisas sempre parecem piores quando estamos com fome, cansados e com a consciência alterada.
IMPORTANTE: Se você estiver lendo este texto e passando por problemas sérios ou conhecer alguém que esteja, não tenha medo de procurar ajuda. Suicídio é uma solução permanente para um problema temporário.
*Informações disponibilizadas pelo Vita Alere
Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/e-possivel-prevenir-o-suicidio/
#mod02