Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PRIMEIRAS APRENDIZAGENS

PRIMEIRAS APRENDIZAGENS
Neiva Senaide Petry Panozzo
mar. 1 - 5 min de leitura
000
  • Pertencimento

Destaco a alegria da confirmação de pertencer ao todo, pois essa sempre foi uma busca que me acompanhava: identificar as raízes dessa árvore chamada família, cujo destino se liga diretamente a primeira Ordem do Amor: O Direito ao Pertencimento. Gratidão ao autor pela sua trajetória, lançando luzes para o entendimento da grandiosidade da vida e de mostrar nossos vínculos de destino transgeracional.

  • O novo carrega o presente, o passado e o futuro

O que emerge com aparência de novo, na passagem do tempo, traz o legado desde as memórias enraizadas na base oculta, aparentemente esquecidas. A imagem que utilizo nesta postagem, juntamente com o poema haikai, iluminam a compreensão de como se estabelece a continuidade da vida como memória transgeracional:

Folhas verdes, folhas novas

Contam fatos passados

 Há seis séculos

O novo se nutre do que passou e projeta potências daquilo que ainda não chegou. Somos parte de um universo complexo e interdependente, onde a vida insiste sistematicamente, se faz em história, em ciclos que se estabelecem com trocas e marcas do pertencimento à mesma origem.

  • Campos em conexão do espaço e do tempo

Para entender melhor o conceito de campo, busquei leituras de Sheldrake:

[...] uma parte importante da minha teoria o fato de esses campos mórficos poderem se propagar através do tempo e do espaço, que eventos passados possam influenciar outros eventos em outros lugares.

Muitas dimensões constituem o fenômeno complexo que é a manifestação da vida. Impossível reduzir as explicações de tal fenômeno a uma área específica, reduzindo a teorias exclusivas, por exemplo, seja pela biologia, física ou química. É necessário ampliar as possibilidades que o conhecimento humano já alcançou, utilizando um modo de pensar abrangente, contextual e transdisciplinar, seja através de conceitos de biomagnetismo, campos morfogenéticos, fractais, pensamento sistêmico, autopoiesis, ou tantos possíveis. Todos esses trazem suas contribuições para responder sobre a questão da multidimensionalidade da vida. 

Ao respeitar os fragmentos de verdades que foram construídos no decorrer dos tempos, é possível reconhecer limites, porém existe dinamismo e diversificação da vida como presença, enquanto dados podem ser observados em experiências do cotidiano, junto à natureza, às culturas e às relações sociais.

  • O que é a técnica das Constelações Sistêmicas?

A intervenção terapêutica é considerada simples, pois é necessário existir o cliente, um tema (o que deseja transformar), o objetivo (a intenção), elementos para representar (pessoas, figuras, escrita, objetos) e o constelador. Considero ainda um grande desafio que se impõe ainda como condição de muitos estudos. Vou guardar com atenção a expressão da professora: O campo informa!

Nas quatro aulas de imersão, foi bem impactante assistir esse processo e perceber a força dessa “ajuda para a vida”.  Também foi possível relacionar conceitos de memória pessoal, coletiva, consciência, sentimento, emoção e inconsciente coletivo.

  • Os princípios sistêmicos – Pertencimento, Compensação e Ordem

Esta aula 5 e as leituras realizadas propiciaram o registro de alguns aspectos que julgo importantes: Todas as  experiências de origem participam, atuam e servem ao viver. O respeito e o cuidado são atitudes que se impõem sempre, em tudo e para com todos.  Expressar gratidão ao que foi vivido faz parte da aprendizagem de pertencer, repara danos e respeita hierarquias. Sempre seguir com coragem nas adversidades para retomar o equilíbrio e a ordem. Exercitar a benevolência para trilhar a vida no caminho do amor.  Os princípios sistêmicos regem as relações com a vida, o tempo e o espaço. Somos representantes dessa vida que nos antecedeu e daquela que continuará, todos têm o seu lugar. Sabedoria é observar, reunir conhecimentos, informações e iluminar a vida pela ação amorosa.

  • Um relato de vida – começando seu processo de cura: a carta aos antepassados

Meus queridos pais, Fredolino e Anna, expresso aqui minha gratidão pelo amor que uniu vocês e que foram os melhores que eu poderia pedir a Deus. Ganhei o grande presente, a vida que se multiplicou em minhas filhas e meus netos. Mesmo com sofrimentos, perdas e preocupações, fizemos grande parte do caminho juntos. Sou a sétima, caçula da família, fui bem cuidada em família, por meu irmão e minha irmã, recebi preciosos ensinamentos e hoje expresso, com todo coração, minha admiração, respeito e amor filial e fraterno, dirigidos também com gratidão pelo sacrifício de avós Elisa e Alberto, Francisca e Bernardo, bisavós Francisca e Franz, incluindo trisavós.

Reconheço e agradeço as dores de despedida da Suécia e da Alemanha, as saudades dos que ficaram, as doces cartas de avós, a coragem daqueles que permaneceram e a dos que deixaram seu berço natal, para criar um lar novo, livre de preconceitos e simples, nestas terras brasileiras, mas carregado de amor. Sintam-se abraçados e envolvidos nos laços amorosos que nos identificam.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.