Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PRINCÍPIOS SISTÊMICOS

PRINCÍPIOS SISTÊMICOS
Clara Braz
dez. 31 - 1 min de leitura
000

Existem 3 Princípios Sistêmicos:

Pertencimento, Compensação (equilíbrio entre dar e receber) e Ordem.

O princípio do Pertencimento fala da necessidade que todos temos de sentirmo-nos  fazendo parte de um sistema. Gostei muito da frase que foi dita na aula que nós fazemos tudo para pertencer, inclusive permanecemos doentes, infelizes.

O princípio da Compensação, também conhecido como equilíbrio entre dar e receber, poderia ser definido pela frase: nós colhemos o que plantamos. Quando cuidamos bem de um jardim, por exemplo, esse jardim ficará florido e bonito, mas caso não cuidemos ele morrerá.

O princípio da Ordem fala que devemos saber o nosso lugar, devemos respeitar a hierarquia. Onde existe ordem, existe equilíbrio. 

Esse último me fez refletir muito sobre minha família, pois considero que faltou um pouco de ordem. Muitas vezes fiz papel de mãe do meu irmão caçula, pois minha mãe já estava cansada e não tinha a mesma disposição que teve com meu irmão mais velho, por exemplo.

Hoje sei que meus pais fizeram o melhor que podiam, assim como eu mesma tinha a melhor das intenções quando tentava ajudar a educar meu irmão mais novo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.